Exclusivo – Eleições autárquicas 2025 – Arquitecto Nuno Marques em segundo lugar na lista da AD (coligação PSD/CDS-PP) para a Câmara Municipal de Lagos

“Responderei em breve.” Foi esta a reacção, através de mensagem por telemóvel, ao ‘Litoralgarve’, do social-democrata Gilberto Viegas, candidato à presidência do executivo municipal lacobrigense, ao ser questionado sobre o convite endereçado a Nuno Marques. O nosso Jornal sabe que o arquitecto decidiu aceitar. É, desde 02 de Novembro de 2023, funcionário do Departamento de Obras e Urbanismo da Câmara de Aljezur.

José Manuel Oliveira

Nuno Marques, arquitecto e funcionário do Departamento de Obras e Urbanismo da Câmara Municipal de Aljezur, desde 02 de Novembro de 2023, é o nome escolhido pelo candidato da AD (coligação PSD/CDS-PP) à presidência da Câmara de Lagos, engenheiro Gilberto Viegas, nas eleições autárquicas que terão lugar no dia 12 de Outubro de 2025, para ocupar o segundo lugar da lista.

“Longa reflexão” permitiu “aceitar” o convite

De acordo com informações recolhidas pelo ‘Litoralgarve’, após “longa reflexão”, Nuno Marques, que é encarado em Lagos como um “peso pesado” em termos políticos e a nível social, decidiu “aceitar” o desafio. O nosso Jornal enviou dois ‘emails’ a Gilberto Viegas, um na noite de sábado, 02 de Agosto (23h54m.) e o outro, neste domingo, dia 03 (17h.11m.), para tentar confirmar a aposta em Nuno Marques e a justificação de tal convite. A resposta de Gilberto Viegas, pelas 18h06m. de domingo, através de mensagem por telemóvel, foi a seguinte: “Responderei em breve.”

Foi vereador do PSD durante dez anos na Câmara Municipal de Lagos, presidida pelo socialista Júlio Barroso. Deixou o cargo para ser vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA), sob a liderança do engenheiro David Santos

Recorde-se que Nuno Marques foi, durante dez anos, vereador social-democrata, na oposição, na Câmara Municipal de Lagos, sob a liderança do socialista Júlio Barroso, tendo deixado o executivo para ser vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA), na altura presidida pelo engenheiro David Santos, do PSD. Também foi funcionário da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Com 52 anos de idade e natural de Lagos (nasceu a 08 de Janeiro de 1973), Nuno Marques, urbanista, pós-graduado em Direito do Urbanismo e da Construção e Direito do Urbanismo e do Turismo pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, exerceu, há anos, funções como funcionário na Câmara Municipal de Lagos, de onde saiu para a de Aljezur.

“Figura muito popular, inclusivamente nas freguesias do concelho” de Lagos. Nome de Nuno Marques foi recebido “com agrado, com bons olhos” entre os militantes do PSD

A aposta de Gilberto Viegas em Nuno Marques foi recebida “com agrado, com bons olhos” entre os militantes do PSD de Lagos, apurou o ‘Litoralgarve’, já que o arquitecto é encarado como uma “figura muito popular, inclusivamente nas freguesias do concelho.” “Os militantes do partido estão satisfeitos pelo facto de Nuno Marques ter sido escolhido para segundo lugar na lista da AD e, desde logo, se mostraram empenhados em apoiá-lo”, contou, ao nosso Jornal, quem está a acompanhar a situação.

(Em actualização)