Estombar recebe última etapa de circuito de escalada de bloco

No próximo dia 2 de Dezembro realiza-se em Estombar a última etapa do Circuito de Competições TroubleMakers On Tour. Esta prova terá lugar no rocódromo municipal, inserido no Parque Desportivo Municipal de Estombar, dinamizado pelo Vertical – Núcleo de Escalada da ADR.

Sendo esta a última paragem deste circuito, serão aqui consagrados os vencedores desta Tour que decorreu ao longo de 2023, tendo iniciado em Fevereiro no Porto, passando por Lisboa, Ericeira, Vila Nova de Gaia, Setúbal e termina, agora, no Algarve. Por isso espera-se muita emoção!

A prova irá dividir-se em duas partes, sendo que a primeira acontece de manhã, entre as 10h00 e as 13h00, e todos os participantes competem ao mesmo tempo tentando concluir o maior número de blocos (desafios) possíveis sem que exista um número limite de tentativas. Na segunda parte, que acontece de tarde, a partir das 15h00, os melhores classificados da prova da manhã, masculinos e femininos, terão de dar o seu melhor num número reduzido de blocos e os dois melhores de cada categoria irão disputarem a final num formato diferente do habitual, em que vence o primeiro a alcançar o topo do desafio final.

Este formato, além de proporcionar um excelente convívio entre a comunidade escaladora, traz alguma espetacularidade para quem assiste. Assim convoca-se todos aqueles que possam ter interesse em conhecer esta modalidade em vir assistir e disfrutar deste espetáculo.

Esta é uma prova destinada a todas as idades e a qualquer nível de escalada que acontece num formato mais descontraído e informal que as habituais competições. O objetivo máximo é a divulgação da modalidade e proporcionar uma competição saudável e de partilha entre os participantes, bem como proporcionar um bom espetáculo a quem decida apenas assistir e conhecer o desporto. Certamente haverá espaço à trocar impressões entre atletas e público e, quem sabe, à descoberta de um novo desporto.

Este desporto que até há pouco tempo passava despercebido, começou a tomar proporções maiores aquando da estreia nos Jogos Olímpicos de Tokyo em 2020, enquanto modalidade experimental, e que estará novamente presente nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Desde então têm aberto vários espaços para a prática da modalidade pelo país e que está cada vez a ganhar mais adeptos e praticantes.

Abaixo de Setúbal, o rocódromo municipal de Lagoa, que o Vertical vem dinamizando desde 2017, é o único espaço com as características ideias para a prática deste desporto e que permite a realização de competições.

As inscrições para a participação na competição continuam abertas e podem ser realizadas através do link: https://bit.ly/TMOnTour_Vertical.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

 

Caso pretendam fazer a cobertura do evento agradecemos o contacto até sexta-feira, dia 1, para emissão de credenciais.