Estádio João Campos e sintéticos da quinta da palmeira já têm nova iluminação

O Estádio João Campos, em Paderne, e os sintéticos da Quinta da Palmeira, já têm nova iluminação. Estas estruturas desportivas foram alvo de obras de remodelação das instalações elétricas e de nova iluminação. Acresce que os restantes campos desportivos do concelho estão igualmente a ser alvo de obras destinadas à melhoria elétrica e demais estruturas, como é o caso do campo do Guia FC, Polidesportivo de Olhos de Água, Polidesportivo de Ferreiras e do Polidesportivo do Parque de Campismo de Albufeira. No total, a melhoria da iluminação das estruturas desportivas do concelho ascendem a cerca de 700 mil euros.

“Queremos desporto para todos e para isso é necessário que os campos estejam abertos também à noite. As estruturas elétricas já acusavam algum desgaste e queremos que todos tenham acesso ao desporto, mas com as devidas condições. A par disso, não podíamos esquecer os restantes espaços desportivos que dão resposta às necessidades dos nossos clubes, onde nascem atletas, onde se desenvolvem grandes valores quer para o desporto, quer para o comunidade e que por isso têm que ter espaços condignos”, refere o vereador do Desporto e Juventude, Cristiano Cabrita. Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, adianta que no caso do Estádio João Campos, o trabalho efetuado “permitiu reparar todas as anomalias existentes neste recinto, trocando equipamento em fim de vida, por equipamentos adequados e que permitam a utilização do espaço para a prática desportiva em modo noturno”. “Era um investimento que se impunha, assim como nos restantes estádios e polidesportivos do concelho”, refere o autarca.

 

Refira-se que outros campos desportivos do concelho estão a ser alvo de nova iluminação, como é o caso do Guia FC, Polidesportivo de Olhos de Água, Polidesportivo de Ferreiras e do Polidesportivo do Parque de Campismo de Albufeira. “Quer o processo do Campo Sintético da Quinta da Palmeira, quer o do Guia FC”, diz José Carlos Rolo, “permitirão dotar os recintos desportivos com as melhores condições de iluminação para a prática desportiva, com os níveis adequados para competição profissional, bem como melhorar a eficiência energética reduzindo os custos de energia em mais de 50%. Esta alteração permitirá ainda, eliminar os custos anuais de manutenção em componentes e material elétrico na ordem dos 10.000 euros anuais.”

 

Entretanto, decorrem as obras de requalificação do campo de jogos do Polidesportivo de Olhos de Água, a qual prevê a execução de parque infantil e colocação de cobertura metálica na zona existente em lona. De igual forma, as obras de requalificação do campo de jogos do Polidesportivo da Quinta da Palmeira, compreendem a execução de parque infantil e a colocação de equipamentos fitness. As obras já arrancaram e têm um prazo de 60 dias para a sua conclusão.

Quanto ao Polidesportivo de Ferreiras encontra-se em tramitação o processo de adjudicação para a reparação de pavimentos exteriores que se encontram degradados. Prevê-se ainda que as obras atinentes à requalificação do campo de jogos e envolvente do campo de jogos do Polidesportivo do Parque de Campismo cheguem ao fim antes de 2024.

No total, a melhoria da iluminação das estruturas desportivas do concelho ascendem a cerca de 700 mil euros.