Está oficialmente aberta a época balnear em Albufeira

A manhã do dia de ontem, 15 de maio, à semelhança de anos anteriores, ficou marcada em Albufeira pela abertura oficial da época balnear 2024. A cerimónia, que decorreu na Praia dos Pescadores, contou com a presença do Executivo da Câmara Municipal e de diversas entidades com responsabilidades na área costeira, que deram a conhecer os meios e equipamentos utilizados nas operações de limpeza, socorro e segurança. A cerimónia ficou marcada por um simulacro de afogamento, seguido de um salvamento, e ainda, por uma exposição dos veículos utilizados para a preservação das praias concelhias. O momento contou, igualmente, com a presença de três turmas das escolas albufeirenses.

A Cerimónia de Abertura da Época Balnear, que em Albufeira decorre entre os dias 15 de maio e 15 de outubro, juntou no dia de ontem, às 10h00, na Praia dos Pescadores, o Executivo da Câmara Municipal, bem como, representantes de várias entidades com responsabilidades na orla marítima, como a Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), a Autoridade Marítima, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Albufeira.

José Carlos Rolo durante o seu discurso revelou que “como já é habitual, o Município antecipa a abertura da época balnear operacionalizando todos os meios e recursos humanos necessários à utilização das praias de Albufeira”. O presidente da Câmara Municipal afirmou que “embora se fale da diversificação do Turismo em Albufeira, como tem vindo a ser feito ao longo do mandato, através das competições e eventos desportivos de grande escala, da candidatura a património da UNESCO do Geoparque Algarvensis ou da exposição de Vhils submergida na Praia de Santa Eulália, o Turismo de ‘Sol e Praia’ é, com toda a certeza, o mote de Albufeira”.

No local estavam, também, presentes três turmas de alunos de escolas albufeirenses, nomeadamente, da E.B. 1, 2, 3 da Guia, da E.B. 2, 3 D. Martim Fernandes e da Escola Secundária de Albufeira que tiveram a oportunidade de participar nas atividades de educação ambiental e ações de sensibilização sobre segurança e comportamentos a adotar na praia, promovidas pela Unidade Ambiental do Município, assim como, visitar a exposição de veículos utilizados na preservação, limpeza do areal.

Seguiu-se uma simulação de afogamento/salvamento, com recurso a meios da Autoridade Marítima, ANSA e Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA), com vista a dar a conhecer o modo de atuação e os equipamentos utilizados neste tipo de ocorrências.

Cristiano Cabrita, vereador responsável pelo pelouro do Ambiente e Assuntos do Mar, afirmou que “as praias enquanto parte fundamental do desenvolvimento económico local e da promoção da marca ‘Albufeira’ necessitam de cuidados reforçados no que concerne a limpeza, preservação, manutenção e proteção”. O edil referiu que “este é um serviço que tem resultados muito positivos, se existir um trabalho simbiótico entre a comunidade e o Município”, sublinhando “as 3 a 4 toneladas de resíduos recolhidos diariamente, em média, durante a época estival, pelos técnicos municipais”.