Especialistas reunidos em Lagos debatem o projeto Cyclin’ Portugal

O Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, em Lagos, encheu-se esta manhã de técnicos e decisores, oriundos de todo o país, interessados em assistir e participar no V Fórum Cyclin’Portugal. O evento pretende fazer um balanço do trabalho desenvolvido desde 2012, partilhar experiências e apontar caminhos de futuro para consolidar e ampliar a rede dos Centros Cyclin’ Portugal, fazer crescer a utilização das infraestruturas existentes e a sua apropriação pela comunidade.

A sessão de abertura dos trabalhos, presidida por Hugo Pereira, autarca anfitrião da iniciativa, contou com a presença de Sandro Araújo (vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo), Fátima Catarina (vice-presidente da Região de Turismo do Algarve), João Portugal (em representação do Turismo de Portugal) e Ricardo Rodrigues (presidente da Associação de Ciclismo do Algarve).

O Centro Cyclin’ Portugal de Lagos, homologado desde 2019, foi apresentado como exemplo de acompanhamento e ativação. Um trabalho suportado no fomento de parcerias estabelecidas com a Região de Turismo do Algarve, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, os clubes desportivos locais dedicados ao BTT, Triatlo e Ciclismo de Estrada, os dois agrupamentos escolares e empresas de animação turística.

Na ocasião foi também apresentado e distribuído o Anuário Cyclin’ Portugal 2024, publicação que, nas palavras do vice-presidente da Federação e coordenador do projeto, “apresenta um autêntico “menu” de percursos cicláveis e muito mais”.

Os trabalhos prosseguem no período da tarde, com sessões temáticas e apresentações, e prolongam-se até amanhã, num sábado que será passado em Barão de São João com um workshop de âmbito prático, seguido de visitas de campo para que os participantes possam conhecer os percursos do Centro Cyclin’ Portugal de Lagos.

Mais Artigos