Embarcação de madeira encontrada na praia do Boca do Rio, no concelho de Vila do Bispo, com 38 migrantes oriundos de África em saúde debilitada

Duas são crianças. O alerta foi dado pelas 20h05 desta sexta-feira, 08 de Agosto, às autoridades por um popular que estava no local. Os migrantes estão a receber apoio em Vila do Bispo. 

Paulo Silva 

José Manuel Oliveira 

Trinta e oito migrantes, entre os quais duas crianças, oriundos de um país do Norte de África, foram encontrados, na noite desta sexta-feira, 08 de Agosto, a bordo de uma embarcação de madeira na praia da Boca do Rio, situada na freguesia de Budens, no concelho de Vila do Bispo. É, ao que se sabe, a primeira vez que tal acontece. 

Estão ser alvo de avaliação clínica e a receber alimentos e água. Apresentam sinais de desideração elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Lagos, militares da GNR e da Proteção Civil de Vila do Bispo no auxílio imediato aos migrantes desembarcados 

“Na sequência de um alerta recebido pelas 20h05, através de um popular que se encontrava nas proximidades, a informar para a chegada de uma embarcação com migrantes, foram de imediato ativados elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Lagos, da GNR e da Proteção Civil de Vila do Bispo. À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima constataram que as pessoas apresentavam sinais de saúde débil, tendo prontamente auxiliado as mesmas”, revela, em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional. 

INEM e Bombeiros de Vila do Bispo e Lagos também estão envolvidos 

Esta ação de apoio envolveu, também, elementos do do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e das corporações dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo e Lagos. Os migrantes estão ser alvo de avaliação clínica e a receber alimentos e água. Apresentam sinais de desideração. 

O Comando Local da Polícia Marítima de Lagos tomou conta da ocorrência. Como referimos, ao que se sabe, é a primeira vez que ocorre um desembarque de migrantes nesta zona do Algarve.  

(Em actualização)