EMARP iniciou empreitada de reabilitação de infraestruturas de saneamento para combater a intrusão de água salgada em Portimão e Alvor

A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) já iniciou a empreitada de reabilitação das caixas de visita e inspeção com vídeo (CCTV) dos coletores da rede de saneamento, nas zonas ribeirinhas de Portimão e Alvor, com o objetivo de combater as intrusões indevidas de água salgada que comprometem a eficiência do sistema de saneamento e o reaproveitamento das águas residuais tratadas.

Atualmente, várias viaturas multifunções encontram-se no terreno a realizar a limpeza dos coletores, passo essencial antes da filmagem de vídeo que permitirá detetar pontos de entrada de água do mar na rede. Estes equipamentos, dotados de sistema de reciclagem de água, permite não só a remoção eficiente de areias e detritos, como também contribui para uma operação mais sustentável e económica.