EMARP inicia recolha seletiva de resíduos urbanos em zonas de acessibilidade reduzida no centro de Portimão e Alvor

Foi esta semana, no dia 6 de novembro, que a EMARP iniciou uma nova operação de recolha de resíduos urbanos no casco velho da cidade de Portimão e na vila de Alvor, zonas caracterizadas por ruas estreitas, inacessíveis às tradicionais viaturas de grande dimensão (20m3). 

A operação integra uma viatura de pequena dimensão (3m3), adquirida especificamente para este efeito, e 40 ecopontos de 360 L, colocados na proximidade das habitações, destinados à recolha de resíduos indiferenciados e recicláveis – plástico/metal, vidro e papel.

O novo circuito, realizado diariamente, de segunda a sexta-feira, das 6h00 às 14h00, tem como objetivo tornar mais fácil e cómoda a deposição de resíduos, melhorar a higiene e limpeza das ruas e dar continuidade à estratégia de promoção e incentivo da separação seletiva, que visa desviar do aterro materiais que devem seguir para valorização multimaterial.

Atendendo que a operação integra quatro fluxos de resíduos (indiferenciados, plástico/metal, vidro e papel), o circuito é composto por quatro rotas de recolha seletiva. Por questões de eficiência operacional, se forem detetadas situações de contaminação, devido à incorreta separação, como por exemplo o balde de plástico ou papel conter lixo indiferenciado, esses contentores apenas serão baldeados na rota da recolha dos resíduos indiferenciados.

Esta operação resulta de um protocolo realizado com a ALGAR, entidade responsável pela gestão dos resíduos recicláveis.