Elite do Karaté Shotokan disputa título do 38º Campeonato Europeu no Portimão Arena

O Portimão Arena será o centro de todas as atenções desportivas entre 28 e 30 de novembro com a realização do 38º Campeonato da Europeu de Karaté Shotokan, uma competição que envolverá mais de quinhentos atletas, selecionadores e árbitros, em representação de 28 países.

Aquele que é considerado um dos eventos mais prestigiados do calendário internacional da modalidade vai promover três dias de alta competição, nos quais os atletas, de um nível técnico superior, vão dar provas do seu talento nas provas individuais e por equipas.

Com acesso gratuito, residentes e turistas, nomeadamente os entusiastas das artes marciais, são convidados a assistir de perto ao 38º Campeonato Europeu de Karaté Shotokan, que certamente vai ser marcado pela excelência e elevado nível competitivo, quer pela elite de praticantes que reunirá, quer pela capacidade coordenativa das entidades envolvidas.

Organizado pela Liga Portuguesa de Karaté ShotoKan (LPKS), em parceria com a European Shotokan Karate Association (ESKA), Associação Nacional de Artes Marciais (ANAM), Escola Shotokan Karaté de Portimão (ESKP), com o apoio do Município de Portimão, este Campeonato reforça ainda a posição do concelho enquanto destino nacional de referência para a prática da modalidade.

São esperadas centenas de atletas e técnicos

Ganha ainda destaque o facto de ser uma prova de dimensão europeia que mobiliza centenas de atletas, selecionadores e árbitros, e, por esta razão, gerar um elevado impacto no concelho.

Este é, no entanto, apenas mais um exemplo de que o Município está vocacionado para receber grandes eventos internacionais e de elevado prestígio, recaindo a sua escolha como anfitrião devido às condições que apresenta, mas também pela estratégia concertada na promoção do desporto que tem vindo a ser uma forte aposta nos últimos anos.

A este propósito, Richard Poole, presidente da Associação Europeia de Karaté Shotokan, destaca a ligação histórica desta competição a Portugal. Nos “39 anos em que a ESKA realizou campeonatos em diversas cidades europeias, nenhum país os sediou melhor do que Portugal”.

O responsável acrescenta ainda que, “para os melhores praticantes de Karate Shotokan de toda a Europa, Portugal tornou-se um segundo lar”.

Refira-se também que, neste âmbito, Portimão tem vindo a afirmar-se no panorama nacional e internacional da modalidade ao promover eventos locais que têm vindo a ganhar relevo.

Com o Campeonato Europeu de Karaté Shotokan prestes a começar, a promessa é a de que o público encontrará um ambiente pautado pela disciplina, rigor e espírito desportivo, características que estão intrinsecamente ligadas aos valores transmitidos na prática desta modalidade. Informações mais detalhadas sobre o Campeonato Europeu podem ser solicitadas pelo email eska2025.portimao@gmail.com ou consultadas no seguinte endereço www.eska2025portimao.com