Algarvia, licenciada em Economia e quadro da REN – Rede Eléctrica Nacional, já exerceu vários cargos políticos a nível nacional e internacional.
José Manuel Oliveira
Sem surpresas, Jamila Madeira é, de novo, a figura escolhida pelo Partido Socialista (PS) para encabeçar a lista de candidatos a deputados no Círculo Eleitoral de Faro à Assembleia da República, nas eleições legislativas antecipadas que terão lugar a 18 de Maio de 2025.
Natural de Alte, localidade do interior do concelho de Loulé, é filha do antigo deputado socialista Luís Filipe Madeira, já foi secretária de Estado Adjunta da Saúde e deixou o cargo em divergências com a ministra Marta Temido
Com 49 anos de idade, Jamila Bárbara Madeira e Madeira, nascida a 17 de Julho de 1975 na localidade de Alte, situada no interior do concelho de Loulé, foi deputada na Assembleia da República, de 1999 a 2004, entre 2009 e 2011, e desde 2016. Nesse mandato, integrou o Governo do primeiro-ministro António Costa, como secretária de Estado Adjunta da Saúde, de 26 de Outubro de 2019 a 17 de Setembro de 2020, altura em que deixou o cargo, na sequência de problemas com a então ministra da Saúde, Marta Temido, tendo voltado a ocupar o seu lugar de deputada.
Filha do antigo e conhecido advogado e deputado socialista algarvio, Luís Filipe Madeira, que também exerceu diversas funções políticas a nível regional, nacional e internacional, Jamila Madeira, licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (1993/97), desempenhou, entre outros, os cargos de secretária-geral da Juventude Socialista, membro da Comissão Política Nacional dos PS e eurodeputada no Parlamento Europeu, entre 2004 e 2009. É quadro da Rede Eléctrica Nacional (REN) desde 1997. Contudo, as funções políticas têm-na obrigado a suspender a atividade profissional. Também encabeçou a lista de candidatos a deputados do PS à Assembleia da República, nas eleições legislativas realizadas a 10 de Março de 2024.
Quem lidera as listas de candidatos a deputados do PS à Assembleia da República pelos 22 círculos eleitorais do país
São estes os nomes dos cabeças-de-lista do PS pelos 22 Círculos Eleitorais do país, aprovados no encontro do Secretariado, realizado na quarta-feira, dia 02 de Abril, a anteceder a reunião da Comissão Política do partido, que apreciará em definitivo as listas dos candidatos a deputados à Assembleia da República.
Açores – Francisco César
Aveiro – Pedro Nuno Santos
Beja – Pedro do Carmo
Braga – José Luís Carneiro
Bragança – Júlia Rodrigues
Castelo Branco – Nuno Fazenda
Coimbra – Pedro Delgado Alves
Europa – Emília Ribeiro
Évora – Luís Dias
Faro – Jamila Madeira
Fora da Europa – Vitor Silva
Guarda -Aida Carvalho
Leiria – Eurico Brilhante Dias
Lisboa – Mariana Vieira da Silva
Madeira – Emanuel Câmara
Portalegre – Luís Moreira Testa
Porto – Fernando Araújo
Santarém – Marcos Perestrello
Setúbal – António Mendonça Mendes
Viana do Castelo – Marina Gonçalves
Vila Real – Rui Santos
Viseu – Elza País










