ELEIÇÕES    LEGISLATIVAS    2022    –   QUEM    SÃO   OS    DEPUTADOS    DO    ALGARVE   

Dos nove deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Faro para a Assembleia da República, o Partido Socialista conseguiu cinco, o Partido Social Democrata três e o Chega um, surgindo como a novidade. Nas eleições legislativas realizadas no domingo, dia 30 de Janeiro de 2022, o Bloco de Esquerda deixou de ter representação parlamentar pelo Algarve.

PARTIDO SOCIALISTA  (PS)


 

JAMILA  MADEIRA

Jamila   Bárbara Madeira Madeira, de 46 anos (nascida a 17 de Julho de 1975), é natural da localidade de Alte, situada no interior do concelho de Loulé, foi deputada na Assembleia da República, de 1999 a 2004, entre 2009 e 2011, e desde 2016. Integrou o governo do primeiro-ministro António Costa como secretária de Estado Adjunta e da Saúde, de 26 de Outubro de 2019 a 17 de Setembro de 2020, altura em que deixou o cargo, na sequência de problemas com a ministra da Saúde, Marta Temido, tendo voltado a ocupar o seu lugar de deputada.

Filha do antigo e conhecido deputado algarvio socialista Luís Filipe Madeira, que também exerceu outras funções políticas. Jamila Madeira, licenciada em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão (1993/97), foi, entre outros cargos, secretária-geral da Juventude Socialista, membro da Comissão Política Nacional dos PS e eurodeputada no Parlamento Europeu, entre 2004 e 2009.

JORGE     BOTELHO

Jorge Manuel do Nascimento Botelho, natural de Faro e residente em Tavira, é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e com pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade do Algarve, e ocupa o cargo de secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, desde 26 de Outubro de 2019, que passou a acumular com o de coordenador regional no combate à pandemia da Covid-19 no Algarve, a partir de 2020, quando substituiu José Apolinário.

Inspetor Principal da carreira de Inspeção Superior da Segurança Social, Jorge Botelho foi Diretor do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, entre 2001 e 2002, e de Maio de 2005 a Outubro de 2009. Entre esse ano e Outubro de 2019, exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Tavira, após o que deixou essas funções para se candidatar pela primeira vez a deputado na Assembleia da República. Enquanto autarca, foi, desde 2013, presidente da Associação de Municípios do Algarve (AMAL) / Comunidade Intermunicipal do Algarve. Desempenhou, também, outros cargos na política a nível regional e local.

LUÍS  GRAÇA

Luís  Miguel  Graça  Nunes, de 49 anos  (nasceu a 16 de Agosto de 1972) e natural de Lagos, é funcionário da Segurança Social. Foi Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Júlio Barroso (de 2002 a 2005), e Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Faro, José Apolinário (2005-2009). Deputado na Assembleia da República, desde 2015, chegou à presidência da Assembleia Municipal de Faro de 2017 a 2021. É presidente da Federação Regional do PS/Algarve, desde o ano de 2018.

Isabel Guerreiro com 'luz verde' para entrar no Parlamento – Algarve Vivo

ISABEL   GUERREIRO

Sandra Isabel Guerreiro  dos Santos, advogada, foi eleita presidente da Assembleia Municipal de Portimão, na sequência das últimas eleições autárquicas, realizadas em Setembro de 2021. Acabou por ser considerada a maior surpresa da lista de candidatos do PS à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Faro, após se ter afastado da política, em 2013, quando era vereadora (nº.3) da Câmara Municipal de Portimão, com Manuel da Luz na presidência. Antes, tinha desempenhado o cargo de presidente da Junta de Freguesia de Portimão.

Francisco Oliveira - PS 97/230 - YouTube

FRANCISCO  DE OLIVEIRA

Francisco José Pereira de Oliveira, membro da Assembleia Municipal de Albufeira, é licenciado em Direito e advogado de profissão. Com 61 anos  (nasceu no dia 01 de Janeiro de 1961), era deputado na Assembleia da República, na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

PARTIDO  SOCIAL  DEMOCRATA   (PSD)

LUÍS   GOMES

Luís Filipe Seromenho Gomes, licenciado em engenharia do território, no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, foi, entre 2002 e 2005, vereador da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, cidade de onde é natural, ao mesmo tempo que exerceu funções de deputado na Assembleia da República. Durante três mandatos, de 2005 a 2017, foi presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, e de 2014 a 2017, também membro do Comité das Regiões. Nas últimas eleições autárquicas, em Setembro de 2021, acabou por perder a disputa da presidência daquela autarquia do sotavento algarvio para o PS. Com 47 anos, entre outras ocupações, nomeadamente ligadas à música, chegou a professor auxiliar convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

Rui Cristina é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Loulé

RUI   CRISTINA

Rui Celestino dos Santos  Cristina, natural de Loulé, tem 42 anos (nasceu a 19 de Maio de 1979), é engenheiro civil e foi diretor de Manutenção de Infraestruturas na empresa Municipal Infralobo, neste concelho. Presidente da concelhia de Loulé do PSD, de Janeiro de 2014 a Outubro de 2020, e um dos atuais vice-presidentes da Comissão Política Distrital de Faro social-democrata, é deputado na Assembleia da República, desde 2019, nas Comissões Parlamentares da Saúde; Ambiente, Energia e  Ordenamento do Território; Agricultura e Mar.

OFÉLIA   RAMOS

Ofélia Isabel Andrés Conceição Ramos, natural de Faro, tem 51 anos  (nasceu a 05 de Julho de 1970), é jurista e empresária. Foi diretora do Departamento Jurídico e Contencioso da Câmara Municipal de Faro. E também desempenhou o cargo de Diretora do Centro Distrital de Faro da Segurança Social, entre 2011 e 2016. É deputada na Assembleia da República, desde 2019, com funções nas comissões parlamentares do Trabalho e Segurança; Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local; e Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

CHEGA

Candidato do CHEGA acusa Câmara de Beja de “assobiar para o lado” | Rádio Pax

PEDRO   PINTO

Pedro Miguel Soares  Pinto tem 44 anos (nasceu a 01 de Julho de 1977) e é natural de Portalegre, onde foi empresário. Ex-dirigente do CDS-PP, ocupa o cargo de secretário-geral adjunto do Chega, tendo encabeçado a lista do partido candidata pelo circulo eleitoral de Beja, nas eleições legislativas em 2019. E em 2021, candidatou-se à presidência da Câmara Municipal de Beja. Já foi jornalista, tendo sido diretor da revista ‘Ruedo Ibérico’, ligada à tauromaquia.

BLOCO   DE   ESQUERDA  PERDEU  O  DEPUTADO   NO   ALGARVE

O Bloco de Esquerda, que desta vez teve como primeiro candidato a deputado pelo círculo eleitoral de Faro o economista e atual eurodeputado no Parlamento Europeu José Gusmão, perdeu a representação na Assembleia da República pela região algarvia. João Vasconcelos, natural de Portimão e professor de História, era o deputado desde 2015. Por outro lado, também exerceu as funções de vereador na Câmara de Portimão, desde 2013, tendo o Bloco de Esquerda perdido o lugar nas últimas eleições autárquicas realizadas em Setembro de 2021.

José Manuel Oliveira

PUBLICIDADE