Eleições autárquicas 2025 – Vereadora Paula Freitas já prepara nova candidatura pelo PSD à presidência da Câmara Municipal de Vila do Bispo e conta com o apoio de independentes

Luís Paixão está a ser apontado como possível número dois da lista liderada pelos sociais-democratas para aquele órgão autárquico. E Luciano Rafael poderá vir a encabeçar a lista do partido para a Assembleia Municipal, a cuja Mesa, de resto, já preside, após a suaeleição no mandato de 2021/2025, em representação do movimento de cidadãos independentes ‘Somos Pelo Concelho – Vila do Bispo’.

José Manuel Oliveira

Paula Freitas, vereadora sem pelouros atribuídos na Câmara Municipal de Vila do Bispo, prepara-se para voltar a encabeçar a lista da coligação liderada pelo PPD/PSD àquele órgão nas próximas eleições autárquicas, as quais terão lugar em Setembro ou Outubro de 2025.

Cristóvão Norte, presidente da Comissão Política Distrital de Faro do PSD, já manifestou a Paula Freitas interesse na sua  recandidatura

À saída do Centro Cultural de Vila do Bispo, onde, na quarta-feira, dia 22 de Janeiro, assistiu à sessão solene integrada nas comemorações do Dia do Município, em honra do seu padroeiro, São Vicente, Paula Freitas admitiu, ao ‘Litoralgarve’, que a Comissão Política Distrital de Faro do PSD, liderada por Cristóvão Norte, deputado na Assembleia da República, já lhe “manifestou interesse na sua recandidatura à presidência do executivo municipal deste concelho do barlavento algarvio.

Bastante activa” em festas e eventos culturais e sociais, no concelho de Vila do Bispo, pretende juntar cidadãos independentes e de reconhecido valor social

De acordo com informações recolhidas pelo nosso Jornal, Paula Freitas, professora de físico-química na Escola EB 2.3 de São Vicente, em Vila do Bispo, continua “bastante activa” junto da população do concelho, nomeadamente através da participação em festas e eventos culturais e sociais. Num jantar realizado num restaurante em Sagres, no mês de Dezembro de 2024, conseguiu reunir autarcas do grupo de independentes ‘Somos Pelo Concelho – Vila do Bispo’, entre os quais Luís Paixão, empresário evereador também sem pelouros atribuídos na câmara local; Ricardo Perdiz, deputado municipal, e Luciano Rafael, presidente da Mesa da Assembleia Municipal, que lhe manifestaram apoio.

Luís Paixão, que nunca se desvinculou de militante doPSD, chegou ao ponto de considerar Paula Freitas, sua colega no executivo municipal, como “a pessoa mais competente” para dirigir o concelho de Vila do Bispo, segundo nos contaram.

De resto, Luís Paixão está a ser apontado como o possível número dois da lista de candidatos da coligação liderada pelo PSD à Câmara Municipal de Vila do Bispo, num processo em que o dirigente da concelhia deste partido, Paulo Marreiros, também terá uma palavra a dizer. Enquanto isso, Luciano Rafael, licenciado em Gestão Financeira e pós-graduado em Administração e Desenvolvimento Regional, e que desempenha o cargo de Director da Fortaleza de Sagres, poderá voltar a encabeçar a lista para a Assembleia Municipal de Vila do Bispo, de novo na condição de independente, mas desta vez pelacoligação comandada pelos sociais-democratas. 

A aposta em cidadãos de reconhecido valor social e sem filiação partidária será uma das estratégias de Paula Freitas para chegar ao poder em Vila do Bispo. Isto, numa altura em que, segundo nos garantiram, não voltará a surgir qualquer candidatura de movimento de cidadãos independentes, como aconteceu nas eleições autárquicas em 2021, o que acabou por contribuir para a perda da maioria absoluta do PS na Câmara Municipal de Vila do Bispo, presidida por Rute Silva.

Recorde-se que o executivo municipal de Vila do Bispo é composto por dois elementos socialistas (a presidente Rute Silva e Dora Guerreiro, vice-presidente, que substituiu Fernando Santana, no dia 04 de Abril de 2023, após este vereador ter renunciado ao mandato); dois vereadores independentes do já referido Movimento ‘Somos pelo Concelho  – Vila do Bispo’ (Dino Lourenço e Luís Paixão); e pela vereadora Paula Freitas, da coligação PPD/PSD – CDS/PP – MPT (Movimento Partido da Terra)e PPM (Partido Popular Monárquico). 

Almoço em Sagres, a 28 de Janeiro de 2023, com gritos de apoio à candidatura de Paula Freitas, e a recepção ao líder nacional do PSD, Luís Montenegro, na Fortaleza de Sagres, no dia 14 de Novembro do ano passado, para visitar uma exposição  

Num almoço realizado no dia 28 de Janeiro de 2023, também num restaurante em Sagres, com a presença de mais de meia centena de pessoas, entre dirigentes do PSD, Paula Freitas ouviu gritos de incentivo, como «Paula! Paula! Paula!», a pedir a sua recandidatura à presidência da Câmara Municipal de Vila do Bispo. E na tarde de 14 de Novembro de 2024, a poucos metros da entrada da Fortaleza de Sagres, onde recebeu o líder nacional do PSD, Luís Montenegro, para visitar uma exposição, no âmbito da sua deslocação de uma semana a várias localidades do Algarve, integrada no programa «Sentir Portugal», Paula Freitas até foi apresentada, pelo dirigentesocial-democrata algarvio Cristóvão Norte, como a futura presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo. Os primeiros passos começaram a ser dados, atempadamente, e, agora, a cerca de oito, nove meses das eleições autárquicas, a realizar neste ano, prepara-se a formação das listas para os vários órgãos do município, num processo em que, como alguns perspectivam, não faltarão surpresas.