Eleições autárquicas 2025 – Quatro homens e três mulheres encabeçam listas do PS candidatas ao município de Lagos

Tal como o ‘Litoralgarve’ tinha avançado em primeira mão, Hugo Pereira é, novamente, candidato à presidência da Câmara Municipal de Lagos, enquanto Paula Couto surge, agora, como aposta para a Assembleia Municipal, na qual desempenha o cargo de 1º. Secretária.  Já Sofia Santos encabeça a lista para a Freguesia de Odiáxere.

Paulo Silva

José Manuel Oliveira

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 03 de Julho de 2025, a Comissão Política da Concelhia de Lagos do Partido Socialista (PS) anuncia que, no passado domingo, dia 30 de Junho, aprovou por unanimidade os nomes que encabeçam as suas listas aos órgãos do município, com vista às eleições autárquicas que terão lugar em Setembro ou Outubro deste ano.

Com efeito, foi aprovada a continuidade de Hugo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Lagos, desde 2019, assim como o nome de Paula Couto, professora, directora do Agrupamento de Escolas Gil Eanes e atual 1ª. Secretária da Assembleia Municipal, para liderar a lista do partido a este órgão autárquico. Refira-se que as candidaturas de Hugo Pereira e de Paula Couto já tinham sido avançadas pelo ’Litoralgarve’.

Juntas de Freguesias só com figuras novas

Em relação às Juntas de Freguesias, o comunicado do PS, depois de lembrar que, no concelho de Lagos, voltarão a ser cinco, “após a desagregação de Barão de São João e de Bensafrim”, a Comissão Política aprovou os seguintes nomes:

Barão de São João – Fábio Gonçalves

Bensafrim – João Rodrigues

Luz – Rui Maurício

São Gonçalo de Lagos – Patrícia Silva

Odiáxere – Sofia Santos

[tal como o ‘Litoralgarve’ noticiou em primeira mão no  dia  24 de Junho de 2025 – n.d.r.]

“Das listas apresentadas, de destacar a importância da escolha equilibrada entre homens e mulheres nos cabeças de lista propostos, em linha com a política definida pelo PS a nível nacional, no sentido de se estabelecer equilíbrios e equidade de género”, sublinha o comunicado dos socialistas.

Nesta fase da pré-campanha eleitoral, refere que “acredita que irá apresentar a sufrágio as melhores listas, compostas por pessoas com provas dadas a nível de capacidade de trabalho, idoneidade, seriedade e competência.” De resto, aponta estes como “vetores decisivos para que os lacobrigenses possam confiar, de novo, no Partido Socialista para que possa continuar a trilhar o rumo do sucesso do nosso concelho nos próximos quatro anos.”

Joaquina Matos despede-se da vida política

Como o ‘Litoralgarve’ já noticiou, Joaquina Matos, professora aposentada e atual presidente da Assembleia Municipal de Lagos, decidiu colocar ponto final na sua longa atividade política, durante a qual foi deputada naquele órgão autárquica, vereadora da Câmara Municipal e presidente, a que se seguiu o cargo de deputada na Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Faro. No regresso à atividade autárquica, foi eleita presidente da Assembleia Municipal de Lagos. Recentemente, nas comemorações do 25 de Abril de 1974, concluiu o seu discurso, com sinais de despedida da política, tendo recebido muitos aplausos, na Praça Gil Eaanes, em Lagos, como o nosso Jornal referiu.

Três presidentes de Juntas de Freguesia – Carlos Saúde Fernandes (São Gonçalo de Lagos), Carlos Fonseca  (Odiáxere) e Duarte Rio (na então União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João) não se podem recandidatar aos cargos, devido à lei da limitação de mandatos autárquicos

Já o atual presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos, Carlos Saúde Fernandes, após três mandatos consecutivos, num total de doze anos, não se pode recandidatar ao cargo, devido à lei de limitação de mandatos. O mesmo sucede com Carlos Fonseca, em Odiáxere, e Duarte Rio, na então União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João.