Eleições autárquicas 2025 – Fernando Santana regressa à política e volta a sercandidato do PS à Freguesia de Sagres, do concelho de Vila do Bispo

O ex-autarca decidiu “aceitar o convite por ter agora mais disponibilidade”, como reconheceu ao ‘Litoralgarve’, mas mantém-se independente dos partidos.

José Manuel Oliveira

A cerca de seis meses das próximas eleições autárquicas, que terão lugar em Setembro ou Outubro de 2025, Fernando José de Cintra Santana, de 68 anos de idade, aceitou encabeçar, como independente, a lista do Partido Socialista (PS) à Freguesia de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, confirmou o próprio ao ‘Litoralgarve’.

Ao aposentar-se, cumpriu a promessa à família de deixar a política, tendo renunciado, em 2023, ao seu mandato como vereador na Câmara Municipal de Vila do Bispo, presidida por Rute Silva. Foi, então, substituído por Dora Guerreiro

Depois de ter decidido deixar a política, ao renunciar ao mandato como vereador do PS na Câmara Municipal de Vila do Bispo, sob a presidência de Rute Silva, sendo substituído por Dora Guerreiro, em Abril de 2023, Fernando Santana aceitou, agora, regressar à atividade autárquica. Na altura em que, há dois anos, não quis continuar no cargo de vice-presidente do executivo municipal de Vila do Bispo, assumiu que tomou essa decisão por se ter aposentado e pretendido cumprir a promessa então deixada à família nesse sentido.

“Vieram ‘desinquietar-me’”

“Estou sempre disponível para ajudar a população”

Contudo, e após um período de descanso e de reflexão, Fernando Santana disse, ao ‘Litoralgarve’, que decidiu “aceitar o convite por ter agora mais disponibilidade” para voltar a ser presidente da Junta de Freguesia de Sagres, cargo que já exerceu durante 16 anos, como independente, em representação da CDU (Coligação Democrática Unitária formada pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista ‘Os Verdes’), pelo Partido Social-Democrata (PSD) e pelo PS. “Vieram ‘desinquietar-me’ e acabei por aceitar o convite. Estou sempre disponível para ajudar a população”, sublinhou o ex-autarca, figura carismática naquela localidade onde reside.

Antigo funcionário do Hotel da Baleeira, em Sagres, de onde transitou para a Docapesca, como operador na lota

Nascido a 29 de Novembro de 1956, em Hortas de Tabual, no concelho de Vila do Bispo, Fernando Santana trabalhou no Hotel da Baleeira, em Sagres, e mais tarde como operador na lota. Foi funcionário da Docapesca, na localidade de Sagres, desde Março de 1984 até Outubro de 2017.

Já ao nível associativo, Fernando Santana, casado e pai de dois filhos, dirigiu durante vários anoso Clube Recreativo Infante de Sagres.

Recorde-se que o executivo da Junta de Freguesia de Sagres é, neste momento, presidido por Cláudio Machado, do grupo de cidadãos independentes ‘Somos Pelo Concelho – Vila do Bispo’, tendo passado a desempenhar o cargo na sequência do falecimento de Clésio Ricardo, em Outubro de 2024.