A Praceta com o nome do seu pai, situada junto ao edifício da Polícia de Segurança Pública, na capital algarvia, serve de inspiração para Cristóvão Norte apresentar, nesta sexta-feira, 30 de Maio, a sua candidatura à liderança da Câmara de Faro. Já o ex-presidente do executivo municipal, Macário Correia, que era o preferido da direcção nacional do PSD para voltar a concorrer ao cargo, só aceitou encabeçar a lista para a Assembleia Municipal. Neste duelo eleitoral, Cristóvão Norte tem como um dos adversários o socialista António Miguel Pina, que cumpre o terceiro mandato consecutivo como presidente da Câmara Municipal de Olhão, não podendo, como tal, recandidatar-se ao lugar.
José Manuel Oliveira
O social-democrata algarvio Cristóvão Norte, que tornou a ser eleito deputado à Assembleia da República, nas eleições legislativas realizadas no passado dia 18 de Maio, é o candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Faro, nas eleições autárquicas, em Setembro ou Outubro de 2025, confirmou o ‘Litoralgarve’ junto de várias fontes. É a primeira vez que Cristóvão Norte, natural de Faro, se candidata ao cargo.
Terá como um dos adversários o socialista António Miguel Pina, que cumpre o terceiro mandato consecutivo como presidente da Câmara Municipal de Olhão, não podendo, como tal, recandidatar-se ao lugar, o qual acumula com o de presidente da AMAL / Comunidade Intermunicipal do Algarve, constituída pelos 16 municípios da região. Por isso, é a aposta do PS para Faro.
Revitalizar a imagem de Faro como capital do Algarve e erguer a voz a nível nacional

A apresentação pública dos candidatos do PSD, em Faro, tem lugar, nesta sexta-feira, 30 de Maio, a partir das 18h.30m., simbolicamente no local que ostenta o nome do pai de Cristóvão Norte – Praceta Cristóvão Norte (deputado – 1938-2014). Foi inaugurada junto ao edifício da Polícia de Segurança Pública (PSP), pelo actual presidente da Câmara Municipal de Faro, social-democrata Rogério Bacalhau, em Setembro de 2023, como forma de homenagem póstuma ao antigo jurista e deputado algarvio do PSD.
Será, também, esse um dos motivos que leva, agora, o filho a entrar na corrida pela liderança do executivo municipal, ao mesmo tempo que procurará transmitir a Faro a imagem de verdadeira capital desta região do Sul do País e erguer a voz a nível nacional e internacional. Isto, numa altura em que tem vindo a perder protagonismo a esse nível e várias instituições deixaram Faro, entre as quais a Protecção Civil Distrital, que funciona, há anos, no vizinho concelho de Loulé.
Nova deputada algarvia Maria da Graça Carvalho poderá ser uma das surpresas a juntar-se à apresentação dos candidatos
A social-democrata Maria da Graça Carvalho, recém-eleita deputada da AD – Coligação PSD/CDS, à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Faro, cuja lista encabeçou, após ter desempenhado o cargo de ministra do Ambiente e Energia do anterior Governo, liderado pelo seu colega de partido, Luís Montenegro, poderá ser uma das surpresas nesta cerimónia de apresentação dos candidatos ao município da capital do Algarve.
Música, discursos, petiscos e até um espaço para crianças
O programa, enviado aos órgãos de comunicação social, começa pelas 18h.30m., com música ambiente, a que seguirá, às 18h.45m., a apresentação de Boas-Vindas aos convidados. Pouco depois, pelas 19h.00m., será a vez da chegada dos candidatos à Praceta Cristóvão Norte, na cidade de Faro. A partir das 19h.20m.,terão lugar os discursos dos candidatos.
A partir das 20h00, haverá música com o DJ Ruben Filipe “e… muitas surpresas”, segundo o PSD, que também reservou um espaço infantil, destinado a crianças dos 3 aos 9 anos, com acompanhamento. Isto, para além de um bar e petiscos, a cargo de associações de Faro, cujos responsáveis prestarão apoio directo às suas actividades.
E o que fará Cristóvão Norte se for eleito presidente da Câmara Municipal de Faro? Assumirá o cargo, ou cumprirá o mandato de deputado na Assembleia da República?
Depois de ter sido eleito, há menos duas semanas, deputado para a Assembleia da República, a dúvida é saber será qual a decisão que Cristóvão Norte irá tomar (ele ou o PSD) se chegar à presidência da Câmara Municipal de Faro, nas eleições autárquicas que terão lugar em Setembro ou Outubro deste ano.
Recorde-se que o actual detentor do cargo, Rogério Bacalhau, está a completar o seu terceiro mandato consecutivo, não podendo, por isso, recandidatar-se a essas funções.
Jurista, economista e actual presidente da Comissão Politica Distrital de Faro dos sociais-democratas
Economista, jurista e presidente do PSD/Algarve, Cristóvão Duarte Nunes Guerreiro Norte nasceu em Faro, onde reside, no dia 08 de Agosto de 1976 (tem 48 anos de idade), é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, e em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, com Pós-Graduação em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Foi membro da Assembleia Municipal de Faro, entre 2002 e 2007; Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Faro, entre 2009 e 2011;
Vice-Presidente do Sporting Clube Farense, entre 2002 e 2004; Conselheiro Nacional do PSD, entre 2005 e 2006; e Membro da Comissão Política da Secção de Faro do PSD entre 1997 e 2001.
Promotor e 1.º Subscritor da petição ” Curso de Medicina Já!”, que, em 2006, reuniu 10.000 assinaturas, Cristóvão foi, também, membro da Assembleia de Freguesia da Sé-Faro, entre 1997 e 2001, e integrou a Comissão Política Distrital do PSD/Algarve.
É, actualmente, o presidente da Comissão Política Distrital de Faro do PSD e da Assembleia Municipal da capital do Sul do país
Macário Correia aceitou encabeçar a lista para a Assembleia Municipal de Faro, mas era o preferido para voltar a candidatar-se à presidência da Câmara da capital algarvia, por parte de responsáveis nacionais do PSD

Por seu turno, Macário Correia, de 68 anos e natural de Santo Estêvão, localidade do concelho de Tavira, era o preferido da direcção nacional do PSD para voltar a concorrer à presidência da Câmara Municipal de Faro. Mas só aceitou encabeçar a lista para a Assembleia Municipal da capital algarvia.
Antigo secretário de Estado do Ambiente, num governo do então primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva, José Macário Correia foi, durante vários anos, presidente da Câmara Municipal de Tavira, após o que derrotou o socialista José Apolinário no duelo para a liderança do executivo municipal de Faro. Em 2013, acabou por perder o mandato, depois de ter sido condenado a uma pena de prisão de quatro anos e meio pelo crime de prevaricação de titular de cargo público, suspensa pelo mesmo período de tempo, por decisão do Tribunal Constitucional, na sequência de licenciamento de construções, autorizadas de forma ilegal em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), quando era presidente da Câmara Municipal de Tavira. Após deixar a política, Macário Correia passou a dedicar-se à agricultura, nomeadamente com a produção de citrinos no concelho de Tavira.
Em Dezembro de 2022, Macário Correia deixou uma garantia: “Voltar à política activa é impensável”
“Voltar à política activa é impensável”, garantiu-nos Macário Correia, em entrevista publicada na revista ‘Algarve Vivo’, com sede em Lagoa, no dia 06 de Dezembro de 2022. O mesmo voltou a afirmar, pouco tempo depois, em declarações ao jornalista Manuel Luís, da Confraria dos Cavalheiros e Confrades da Tábua Quadrada, em Faro. O ex-presidente das câmaras municipais de Tavira e de Faro, lembrou, na altura, que tinha trinta anos de vida política activa, com o desempenho de várias funções em todos os espaços do poder, durante “24 horas por dia”.
“Não é saturação. É saber sair e fazer outras coisas na vida”, disse, então, Macário Correia à revista ‘Algarve Vivo’, admitindo, no entanto, “colaboração pontual” a nível político.










