Eleições autárquicas 2025 – Candidato da AD (PSD/CDS) à presidência da Câmara Municipal de Lagos, Gilberto Viegas, confirma Nuno Marques como segundo da lista, explica o convite e promete mais surpresas

“Tem experiência política, porque já foi candidato anteriormente, foi vice-presidente da CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região) Algarve, entre outras funções, tem a formação académica especializada e está bem preparado em matérias que se relacionam com o planeamento urbanístico e o ordenamento do território”, destaca Gilberto Viegas, em declarações ao ‘Litoralgarve’.

José Manuel Oliveira


“Sim, confirmo. O Arquitecto Nuno Marques é o n° 2 da lista da AD candidata à  Câmara Municipal”. Esta foi a resposta do engenheiro Gilberto Viegas, que encabeça a lista do executivo municipal de Lagos pela AD (coligação PSD/CDS), candidata às eleições autárquicas a realizar no dia 12 de Outubro de 2025. Na sequência de um pedido de esclarecimento do ‘Litoralgarve’ sobre o convite endereçado nesse sentido a Nuno Marques, o social-democrata Gilberto Vegas acabou por nos confirmar, por ‘email’, a notícia publicada em exclusivo pelo nosso Jornal na segunda-feira, 04 de Agosto, e justificou o motivo da iniciativa tomada em relação ao candidato a vice-presidente.

“Considero que é a pessoa que melhor corresponde ao perfil que eu pretendo para o efeito”

“Convidei-o, e agradeço a sua disponibilidade para abraçar este projecto, porque considero que é a pessoa que melhor corresponde ao perfil que eu pretendo para o efeito. Tem experiência política, porque já foi candidato anteriormente, foi vice-presidente da CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região) Algarve, entre outras funções, tem a formação académica especializada e está bem preparado em matérias que se relacionam com o planeamento urbanístico e o ordenamento do território”, sublinha Gilberto Viegas, em declarações ao nosso Jornal.

“Temos equipa para responder à altura dos compromissos que nos propomos assumir com a Cidade e com o Concelho”

E acrescentou: “As soluções para responder aos propósitos que temos para a Habitação, o Ordenamento Urbano e a Mobilidade, passam muito pelas duas disciplinas anteriores. Temos equipa para responder à altura dos compromissos que nos propomos assumir com a Cidade e com o Concelho. A equipa será constituída por pessoas com o perfil e as competências adequadas para os compromissos que nos propomos assumir, se merecermos a confiança dos eleitores. Não podia ser de outra forma!”

“As áreas sociais são outras das nossas preocupações e iremos estar à altura dessas respostas. O N° 3 da lista tem essas competências”, garante Gilberto Viegas, em jeito de surpresa e expectativa, sem referir o seu nome

Para Gilberto Viegas, “as áreas sociais são outras das nossas preocupações e iremos estar à altura dessas respostas”. “O N° 3 da lista tem essas competências”, observou, em jeito de surpresa e expectativa, sem referir o seu nome, o candidato à presidência da Câmara Municipal de Lagos.

“Oportunamente, divulgarei a constituição da lista e o perfil dos candidatos que a integram”, concluiu Gilberto Viegas.

“Longa reflexão” permitiu a Nuno Marques “aceitar” o convite

Como o ‘Litoralgarve’ referiu na notícia publicada na segunda-feira, após “longa reflexão” o arquiteto Nuno Marques, que é encarado por muitos populares, em Lagos, como um “peso pesado” em termos políticos e a nível social, acabou por decidir “aceitar” o desafio do candidato da AD (coligação PSD/CDS) a presidente da Câmara Municipal, Gilberto Viegas, para ocupar o segundo lugar da lista.

Vereador do PSD durante dez anos na Câmara Municipal de Lagos, presidida pelo socialista Júlio Barroso. Deixou o cargo para ser vice-presidente da CCDR Algarve, sob a liderança do engenheiro e social-democrata David Santos

Recorde-se que Nuno Marques foi, durante dez anos, vereador social-democrata, na oposição, na Câmara Municipal de Lagos, sob a liderança do socialista Júlio Barroso, tendo deixado o executivo para ser vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA), na altura presidida pelo engenheiro David Santos, do PSD. Também foi funcionário da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Com 52 anos de idade e natural de Lagos (nasceu a 08 de Janeiro de 1973), Nuno Marques, urbanista, pós-graduado em Direito do Urbanismo e da Construção e Direito do Urbanismo e do Turismo pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, exerceu, há anos, funções como funcionário na Câmara Municipal de Lagos, de onde saiu para a de Aljezur. Desde 02 de Novembro de 2023, exerce funções no Departamento de Obras e Urbanismo da Câmara Municipal do concelho vizinho.

Funcionário do Departamento de Obras e Urbanismo da Câmara Municipal de Aljezur, desde Novembro de 2023

É uma “figura muito popular, inclusivamente nas freguesias do concelho” de Lagos. Nome de Nuno Marques foi recebido “com agrado, com bons olhos” entre os militantes do PSD, que lhe prometem apoio

A aposta de Gilberto Viegas em Nuno Marques foi recebida “com agrado, com bons olhos” entre os militantes do PSD de Lagos, já que o arquitecto, que agora regressa à política, é encarado como uma “figura muito popular, inclusivamente nas freguesias do concelho.”

“Os militantes do partido estão satisfeitos pelo facto de Nuno Marques ter sido escolhido para segundo lugar na lista da AD e, desde logo, se mostraram empenhados em apoiá-lo”, contou, ao nosso Jornal, quem está a acompanhar a situação, numa altura em que, a menos de dois meses das eleições autárquicas, se aguarda com expectativa a divulgação dos restantes nomes da lista da AD (coligação PSD/CDS), candidata à Câmara Municipal de Lagos.