De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, no dia 09 de Julho de 2020, o novo coronavírus (Covid-19), em Portugal, apresenta esta evolução:
– Número total de casos de infeção confirmados (em números acumulados) desde o início da pandemia – 45.277 (mais 418 do que a 08 de Julho de 2020, estando 78,47 por cento dos casos concentrados na região de Lisboa e Vale do Tejo )
– Número total de casos recuperados – 30.049 (mais 335 do que no dia 08 de Julho de 2020)
– Número total de internados – 487 (menos 25 do que no dia 08 de Julho de 2020)
– 73 em Unidades de Cuidados Intensivos (menos 01 do que no dia 08 de Julho de 2020)
– Número total de casos suspeitos desde 01/01/2020 – 398.922 (mais 2.401 do que no dia 08 de Julho de 2020). Do total dos casos suspeitos, 352.165 não se confirmaram (mais 1.999 do que no dia 08 de Julho de 2020).
Entretanto, 1.480 pessoas (mais 16 do que no dia 08 de Julho de 2020) aguardam os resultados laboratoriais aos testes efetuados, enquanto que 34.102 (mais 877 do que no dia 08 de Julho de 2020) estão sob vigilância das autoridades de saúde.
– Número total de óbitos – 1.644 (mais 13 do que no dia 08 de Julho de 2020, tendo ocorrido todos na Região de Lisboa e Vale do Tejo)
A região de Lisboa e Vale do Tejo já contabiliza 21.584 casos confirmados em números acumulados desde o início desta pandemia (mais 328 do que no dia 08/07/2020) e 527 óbitos (mais 13).
Segue-se a região Norte, que soma agora 17.957 casos de infeção confirmados em termos acumulados (mais 57 do que no dia 08/07/2020) e 821 mortos.
A região Centro tem 4.245 casos de infeção em números acumulados (mais 13 do que no dia 08/07/2020) e 248 vítimas mortais.
O Alentejo regista 562 casos de infeção em termos acumulados desde o início da pandemia (mais 11 do que no dia 08/07/2020) e 18 falecimentos.
A Região dos Açores, segundo a Direção-Geral da Saúde, conta com 151 casos de infeção em números acumulados (mais 02 do que no dia 08/07/2020) e 15 mortes.
Na Madeira, existem 95 casos de infeção confirmados, em números acumulados desde o início da pandemia, mantendo-se a única região do país sem registo de qualquer óbito em consequência do novo coronavírus.
Em Portugal, há 13.584 casos ativos a serem tratados pelas autoridades de saúde, o que representa mais 70 do que no dia 08 de Julho de 2020.
ALGARVE
Estão mais 07 pessoas infetadas
No dia 09 de Julho de 2020, o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde revela que a região algarvia já contabiliza 683 casos de infeção em números acumulados. Deste modo, há mais 07 pessoas contaminadas com Covid-19.
Relatório da Direção-Geral da Saúde continua a apontar 15 óbitos no Algarve;
Já faleceram 17 pessoas, refere, por sua vez, a Autoridade de Saúde Regional
A Direção-Geral da Saúde, no dia 09 de Julho de 2020, mantém a indicação de 15 óbitos no Algarve, devido ao novo coronavírus. A Autoridade de Saúde Regional, recorde-se, indicou no seu relatório semanal (o último foi no dia 03/07/2020) que já ocorreram 17 falecimentos.
Os óbitos conhecidos são:
– 3 em Portimão
Recorde-se, uma vez mais, que as vítimas mais recentes de Covid-19 são um cidadão sexagenário, de nacionalidade espanhola, que vivia neste concelho do barlavento algarvio, e uma senhora idosa, portuguesa, que tinha em Portimão a sua segunda habitação. Acabou por falecer nesta cidade. O seu local de residência habitual era em Lisboa.
– 1 em Quarteira, no concelho de Loulé
– 5 em Boliqueime, no concelho de Loulé
– 1 no concelho de São Brás de Alportel
– 2 em Vila Real de Santo António
– 2 no concelho de Albufeira
– 2 no concelho de Lagoa
– 1 no concelho de Faro
CONCELHOS DE LOULÉ E DE ALBUFEIRA CONTINUAM COM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS RECUPERADAS
Casos de recuperação conhecidos:
– 92 no concelho de Loulé
– 81 no concelho de Albufeira
– 55 no concelho de Faro
– 49 no concelho de Portimão, refere a Câmara Municipal
– 31 no concelho de Tavira
– 15 no concelho de Vila Real de Santo António
– 19 no concelho de Silves
– 14 no concelho de Olhão
– 09 no concelho de Lagoa
– 09 em Lagos, de acordo com a Autoridade de Saúde Regional
do Algarve, ao apresentar a situação epidemiológica deste
concelho, no seu relatório semanal a 03/07/2020
– 03 no concelho de Castro Marim, segundo o presidente da
Câmara Municipal, Francisco Amaral
– 03 no concelho de Monchique
– 04 no concelho de São Brás de Alportel, indica a
Câmara Municipal, no ponto de situação diário
OLHÃO MANTÉM NOVE CASOS ATIVOS E PORTIMÃO SOMA 39 REGISTADOS
Como o Litoralgarve já referiu, a Direção-Geral da Saúde está a realizar “um trabalho de verificação de todos os dados com as autoridades locais e regionais” deste sector, segundo revelou, e que ficará “concluído durante os próximos dias”. Depois, serão divulgados dados devidamente atualizados sobre a situação epidemiológica de cada concelho de Portugal.
Recorde-se que, com base nas últimas informações disponíveis, o concelho de Albufeira soma 125 casos de infeção em números acumulados desde o início da pandemia. No concelho de Loulé, 115 é o total.
Faro (85), Tavira (47), Silves (26) e Vila Real de Santo António (22) estão a seguir. Em Olhão, subiu para 09 o número de casos ativos, segundo o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina. No total, em termos cumulativos, já foram registados desde o início da pandemia, 23 casos de infeção, naquele concelho do sotavento algarvio, de acordo com o autarca.
Já no concelho de Lagoa, as últimas indicações apontam 03 casos ativos. Desde o início da pandemia, será 14 o total de casos de infeção em termos acumulados ali registados. Em Portimão, o comunicado da Câmara Municipal, emitido no dia 06/07/2020, ao apresentar o ponto de situação, refere 39 casos ativos neste concelho. Em Portimão estão registados 91 casos confirmados de infeção em números acumulados desde o início da pandemia.
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL: “CASTRO MARIM ESTÁ LIVRE DE COVID-19”
Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, na página da autarquia no ‘Facebook’, escreveu a seguinte mensagem: “Apesar da situação epidemiológica a nível nacional continuar degradada, o concelho de Castro Marim está livre de Covid-19”. Assim, recorde-se, três pessoas estão recuperadas (o último infetado era um homem residente em Altura, como referimos na altura) e já não existe quem quer que seja sob vigilância das autoridades de saúde.
Já no concelho de Lagos, o último relatório da Autoridade de Saúde Regional do Algarve, datado de 03 de Julho de 2020, indicou 135 casos confirmados, na sequência da festa em Odiáxere.
CONCELHO DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL CONTA AGORA COM 17 PESSOAS EM VIGILÂNCIA DAS AUTORIDADES DE SAÚDE E TRÊS CASOS POSITIVOS
Por seu turno, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel ao anotar, pelas 18.00 horas, no ‘Facebook’, o ponto de situação epidemiológica Covid-19 neste concelho, referente ao dia 09/07/2020, revelou haver 17 pessoas sob vigilância das autoridades de saúde (menos uma em comparação com a anterior informação), 03 casos confirmados de infeção (mais 01) e 04 recuperados. Já no concelho de Monchique, como referiu o presidente da Câmara Municipal, Rui André, existem 11 casos ativos, tendo três dessas pessoas sido levadas, “por precaução”, para o Hospital de Faro, “esperando-se que a qualquer momento recebam alta”.
No concelho de Vila do Bispo, a Direção-Geral da Saúde indicou 04 pessoas contaminadas. Recorde-se que o presidente Câmara Municipal, Adelino Soares, no dia 19/06/2020, ao confirmar “três casos de pessoas com morada fiscal no concelho”, deixou a garantia de que “não estão a residir no concelho”, acrescentando que o sucedido resultou da festa em Odiáxere, perto de Lagos.
ALJEZUR TEM MAIS DOIS CASOS POSITIVOS, O QUE ELEVA PARA SETE O TOTAL DE PESSOAS INFETADAS
Já o concelho de Aljezur continua a sentir os efeitos de uma rede de contágio em Monchique. “Existem mais 2 casos de infetados com Covid-19. Neste momento totalizam 7 casos, todos relacionados com o foco de Monchique, que estão a ser devidamente acompanhados pela Autoridade de Saúde Pública e entidades locais. Estão a ser monitorizadas e tomadas todas as medidas de segurança para a contenção do contágio”, lê-se na página do município aljezurense, da rede social ‘Facebook’, na atualização do ponto de situação epidemiológica Covid-19, no dia 09/07/2020. Segundo apurou o Litoralgarve, algumas dessas pessoas são da freguesia de Odeceixe.
No Algarve, recorde-se, apenas o concelho de Alcoutim mantém-se sem registo de qualquer caso relacionado com o novo coronavúris.
O boletim epidemiológico emitido diariamente pela Direção-Geral da Saúde indica, apenas, o “total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 91 por cento dos casos confirmados.” E quando os casos confirmados são “inferiores a três, por motivos de confidencialidade, os dados não são apresentados”. Daí poder existir discrepância entre números divulgados. O trabalho em curso entre a Direção-Geral da Saúde e as autoridades locais e regionais do sector poderá ajudar a esclarecer a situação.
Autor: José Manuel Oliveira