Educação e Saúde em foco na visita de Loulé a Bissorã, Guiné-Bissau

De 23 a 30 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, visitou a Guiné-Bissau, a convite do Ministro da Administração Territorial e Poder Local do país e no âmbito da geminação com a cidade de Bissorã.

Na comitiva seguiram também Nuno Marques, Diretor do CCEA – Centro de Competências do Envelhecimento Ativo, Isabel Palmeirim, Presidente do Conselho de Administração do CCEA, Dália Paulo, diretora municipal, e Sandra Vaz, diretora do Departamento do Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Loulé. A visita teve em vista o reforço das relações bilaterais essencialmente em áreas específicas como a Educação, a Saúde e a Gestão Municipal.

Neste momento foi celebrado um protocolo de cooperação com a cidade de Bissorã, previamente acordado com a Universidade do Algarve, que permitirá que quatro alunos da Guiné-Bissau possam frequentar o ensino superior nesta instituição, com uma bolsa atribuída pela Câmara de Loulé (o protocolo prevê apoiar um aluno por ano durante quatro anos), abrindo-se desta forma a possibilidade de se desenvolverem ações de formação e valorização dos recursos humanos e de consultadoria técnica, nomeadamente nas áreas científico-pedagógicas disponíveis na Universidade do Algarve, como: ciências biomédicas, ciências biomédicas laboratoriais, enfermagem, fisioterapia, radiologia, nutrição, ciências farmacêuticas, entre outras.

A cooperação contemplará ainda a prestação de assessoria técnica à Câmara Municipal de Bissorã, a promoção de estudos genéricos de apoio ao desenvolvimento deste município e a divulgação de resultados de interesse mútuo.

Em relação às questões da Saúde, foram entregues ao Centro de Saúde de Bissorã medicamentos e equipamento médico como medidores de pressão arterial e estetoscópios, numa iniciativa muito saudada pelas autoridades e população locais.

De referir que durante a estadia no país, o autarca de Loulé e a sua comitiva tiveram a oportunidade de reunir com alguns responsáveis governamentais, nomeadamente o Primeiro Ministro, o Ministro da Administração Territorial e Poder Local e o Ministro da Educação da Guiné-Bissau, para concretizar estas parcerias. O grupo teve diversos encontros de trabalho com instituições locais, como escolas profissionais e a Universidade Pública Amílcar Cabral.

Vítor Aleixo foi recebido no bairro de Loulé, na cidade de Bissorã, numa cerimónia de boas-vindas onde ficou bem presente a amizade que une os dois municípios e que começou lá bem atrás, em março de 2001, aquando da assinatura do acordo de geminação. Realizou-se depois uma visita pelo bairro que tem o mesmo nome do concelho algarvio, onde os responsáveis louletanos puderam aferir as necessidades locais.

“Passado mais de duas décadas, esta cooperação que nos liga à cidade de Bissorã ganha uma nova dimensão. Queremos estreitar estes laços e, sobretudo, apoiar esta comunidade em áreas que são fundamentais para as pessoas, como a Educação, a Saúde e a Gestão Municipal. Temos os meios ao nosso alcance para darmos este passo que poderá contribuir para ajudar a melhorar a vida de muitos cidadãos”, afirmou o presidente Vítor Aleixo.