DUAL conquista 3 medalhas no 45º Campeonato Nacional das Profissões

De 7 a 12 de março de 2023 realizou-se em Portimão o 45.º Campeonato das Profissões – Skills Portugal.

Entre a abertura e o encerramento, cerimónias que decorreram na FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, os concorrentes passaram por exigentes provas que testaram os seus conhecimentos práticos nas suas áreas profissionais.

O Campeonato Nacional das Profissões realiza-se a cada dois anos e, em 2023, no Portimão Arena cerca de 400 jovens altamente qualificados competiram entre si, em mais de 50 profissões, transformando Portimão na Capital das Competências.

A DUAL participou com 4 concorrentes e 4 jurados, tendo arrecadado 3 medalhas: medalha de Prata para a Kimberley Jacqueline Bach, na profissão de Receção Hoteleira, acompanhada pela jurada Vanda Gregório; medalha de Bronze para a Filipa Tavares dos Santos, na profissão de Cozinha, acompanhada pela jurada Marlene Santos; e medalha de Bronze para o Júlio Emanuel Patrício, na profissão de Serviço de Restaurante e Bar, acompanhado pelo jurado João Conceição. (O Júlio foi selecionado para servir a Sra. Ministra do Trabalho e os seus convidados de mesa, num almoço que se realizou no último dia da competição). Além destes 3 concorrentes, que frequentam o Centro DUAL Portimão, participou ainda o João Neto, do Centro DUAL Porto, na profissão de Mecatrónica Automóvel, acompanhado pelo jurado José Soares; ainda que não tenha conquistado uma medalha, o João teve um desempenho digno e que muito honra a DUAL.

O empenho e a colaboração de todos os elementos da DUAL, nomeadamente através dos cerca de 40 formandos da DUAL Portimão que apoiaram a realização do evento como voluntários, foi igualmente reconhecido pela organização, que entregou à Coordenadora da Qualificação Inicial, Joana Bastos, uma placa simbólica como forma de agradecimento pela parceria.

Estes resultados são fruto do trabalho diário de formandos, formadores, empresas e toda a equipa da DUAL, que continuamente se empenham na melhoria contínua e no sucesso da formação profissional. O reconhecimento e as medalhas levam-nos a acreditar que estamos no caminho certo. Aliás, já em abril de 2022, uma turma da DUAL Portimão tinha sido recebida na Câmara Municipal de Portimão e agraciada pelos responsáveis do IEFP, pela sua participação nos trabalhos preparatórios deste campeonato.