Disparam as candidaturas internacionais para a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e há novidades na oferta formativa

O curso profissional de Técnico de Pastelaria/Padaria, único em todo o Algarve, e o curso pós-laboral de Gestão e Produção de Cozinha são as novas apostas formativas da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve para o ano letivo de 2024-2025.

No próximo ano irá arrancar igualmente a primeira turma do recém-criado curso de Tourism Management, lecionado em língua inglesa, e que dará assim resposta ao número recorde de candidaturas internacionais que chegaram à EHTA.   

Nunca a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve recebeu tantas candidaturas internacionais como as que se verificaram na fase de Regime Especial, que decorreu em abril passado e que foi dedicado aos jovens não residentes em Portugal nem na União Europeia.

Perto de 4 centenas de alunos estrangeiros, de 23 nacionalidades, fizeram a sua candidatura, a maioria dirigida ao curso de Tourism Management, lecionado integralmente em língua inglesa.  Nigéria, Burundi, Ruanda, Bangladesh, Filipinas, Gâmbia, Nepal, Libéria são apenas alguns dos países de origem dos muitos jovens que pretendem estudar na Escola do Algarve.

Para os vários cursos ministrados em língua portuguesa, Angola lidera a lista dos países PALOP com mais candidaturas neste Regime Especial, seguido por Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau e Brasil.

O êxito alcançado por antigos alunos internacionais que se formaram na nossa escola parece ser um dos fatores que contribui para esta popularidade além-fronteiras da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve:

«Os melhores embaixadores são, sem dúvida, os nossos ex-alunos internacionais. Uma elevada percentagem conclui com sucesso a formação na nossa escola e fica a trabalhar em Portugal. Aliás, a maioria obtém emprego logo na empresa onde realizou o estágio. A mensagem que estes jovens transmitem para os seus países é que é possível vir para cá estudar e ter sucesso. Aqui, os sonhos deles concretizam-se» refere Maria Eduarda Freitas, responsável pela Departamento de Candidaturas Nacionais e Internacionais da EHTA.

Os alunos internacionais que optam por regressar aos seus países de origem, mais qualificados e preparados para contribuir para o desenvolvimento dos seus países na área do Turismo, constituem também uma excelente fonte de ‘divulgação’ da formação ministrada na rede de escolas do Turismo de Portugal, influenciando e aconselhando familiares e amigos que querem seguir o mesmo caminho.  

Quanto aos alunos nacionais, a primeira fase de candidaturas já está aberta e decorre até 18 de junho (para os cursos profissionais, pós 9º ano) e 16 de julho (para os cursos pós 12º ano).

Os alunos que terminam o 9º ano têm uma nova opção formativa na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. O curso profissional de Técnico(a) de Pastelaria/Padaria irá reforçar o tradicional leque de oferta que abrange as áreas de Cozinha, Pastelaria, Restaurante e Bar.

Este novo curso de dupla certificação é único em toda a região algarvia e atribui competências sólidas na área da produção de padaria e pastelaria, através de uma aprendizagem que incorpora as melhores práticas e experiências internacionais, numa resposta às necessidades atuais do mercado.

 «Este curso abre uma nova janela de oportunidades para os jovens que terminam o 9º ano, que gostam da área da cozinha mas cuja verdadeira paixão está no mundo da Pastelaria e Padaria. Esses jovens não tinham, até agora, um curso que lhes permitisse adquirir conhecimentos sólidos especificamente nestas 2 áreas de atividade, logo após o 9º ano. Só quando concluíssem o 12º ano poderiam, então, optar pelo curso de nível 5 de Gestão e Produção de Pastelaria. Era uma lacuna que existia. Agora, podem começar a sua formação logo no nível 4 e caso desejem, podem prosseguir e consolidar os seus conhecimentos com o curso de nível 5. O mercado de trabalho precisa destes jovens e nós vamos garantir-lhes uma formação de excelência», refere Paula Vicente, diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.   

Também no próximo ano será lançado um dos cursos mais procurados da escola do Algarve mas pela primeira vez em regime pós-laboral: o curso de Gestão e Produção de Cozinha. A opção noturna vem ao encontro dos muitos pedidos que têm chegado à EHTA por parte de profissionais no ativo que pretendem potenciar os seus conhecimentos e adquirir qualificação de excelência. 

Este curso irá funcionar em regime ‘hibrido’, com componente presencial e online.

Na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, localizada em Faro, há 189 vagas para cursos na área da Cozinha, Pastelaria, Restauração e Bebidas, Hotelaria/ Alojamento e Gestão de Turismo.  Quer sejam cursos de Dupla Certificação (pós 9º ano) ou de Especialização Tecnológica (pós 12º ano) todos têm uma forte componente ligada ao desenvolvimento pessoal, às soft skills e à preparação dos jovens para uma ação ambiental e socialmente responsável.

As candidaturas à rede de 12 escolas do Turismo de Portugal são gratuitas e decorrem online em https://escolas.turismodeportugal.pt/candidaturas/

ML 

Mais Artigos