Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, foi assinalado no Município de Albufeira com a primeira edição do SINERGIAS

O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, foi assinalado no Município de Albufeira com a primeira edição do SINERGIAS. O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu, às 17h00, a cerimónia de abertura da iniciativa, cujo objetivo é alertar a comunidade em geral para a importância de se criarem grupos de atuação que proporcionem às crianças e jovens do concelho ambientes saudáveis e que contribuam para a melhoria do seu bem-estar. O SINERGIAS termina no próximo sábado, dia 15, e o programa pode ser consultado no Portal do Município ou nas redes sociais da autarquia.

O Município de Albufeira assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental, a 10 de outubro, com a cerimónia de abertura da primeira edição do programa SINERGIAS. O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o local escolhido paraacolher os participantes que quiseram estar presente neste “conjunto de ações a favor da Saúde Mental”, como referiu José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

A iniciativa promovida pela autarquia com a organização da Rede Macramé (rede de psicólogos dos serviços públicos e IPSS’s do concelho), em parceria com a ARS – Administração Regional de Saúde do Algarve (ACES), “é a prova viva de que o Município está motivado na prevenção e promoção da saúde mental das crianças e jovens albufeirenses”, sublinhou o autarca.

Refira-se que a Rede Macramé “funciona há 12 anos, apoiada pela Município, com o objetivo único de unir os profissionais da área, de modo a trabalharem em rede e num sistema conjunto, melhorando os vários projetos já existentes e promovendo o desenvolvimento individual dos mesmos”, afirmou o edil, que defende, igualmente, que estas atividades são essenciais para “melhorar a saúde mental da nossa juventude, e consequentemente, da comunidade, contribuindo para a criação de uma nova Albufeira”.

Na cerimónia esteve presente, também, Paulo Morgado, presidente da ARS – Administração Regional de Saúde do Algarve (ACES) que congratulou o Município de Albufeira pela iniciativa e empenho na “prevenção da saúde mental dos albufeirenses” desenvolvendo esta que é “a única rede a nível nacional que tem este efeito transversal na promoção das boas práticas da saúde mental”, num momento em que se classifica a “saúde mental como o problema do século XXI”. O presidente da ARS revelou que a iniciativa deve ser vista como um evento “ de extrema relevância” visto que os estudos demonstram que existem cada vez mais situações de doença mental e a curva “tende a agravar-se”, tendo um “impacto enorme no quotidiano das pessoas e das empresas”.

Para a vereadora responsável pelo evento, Cláudia Guedelha, este é mais um momento a favor da educação dos jovens e das crianças do Município, “que, certamente, apresentará resultados práticos na comunidade, com impacto direto nos participantes”, dado que foi desenvolvido um projeto “bem estruturado, com momentos de reflexão e com atividades essenciais para a formação das novas gerações deste concelho”.

Relembre-se que a primeira edição do SINERGIAS começou no dia 10 de outubro e termina no próximo sábado, dia 15, num programa que pode ser consultado no portal do Município ou nas redes sociais da instituição, repleto de atividades lúdicas, experiências estimulantes, momentos de conversa, reflexão e partilha de ideias sobre a saúde mental, o bem-estar individual e organizacional.

PUBLICIDADE