Dia dos Sistemas de Informação Geográfica assinalado em Loulé

Comemora-se esta quarta-feira, 15 de novembro, o “Dia dos SIG” (Sistemas de Informação Geográfica), celebrado em todo o mundo e que, em 2023, será também assinalado pela Câmara Municipal de Loulé, com o objetivo de divulgar junto da comunidade as aplicações desta tecnologia e os seus benefícios.
Neste dia, a Autarquia aposta precisamente na criação de plataformas de divulgação destes sistemas. Assim, é lançado um poster que contém um QR Code que dará acesso a uma página web (https://bit.ly/46ba0vA), em formato “Story Map”, com conteúdos sobre esta temática, alguns deles interativos.
Esta iniciativa pretende ser uma forma de dar a conhecer os muitos usos destes sistemas, por exemplo como apoio em termos de planeamento e ordenamento do território, mas também de promover uma maior aproximação entre o Município e os munícipes, e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Câmara de Loulé em termos de sistemas de informação geográfica.
O primeiro Dia Mundial dos SIG foi comemorado em 1999, a 19 de novembro, durante a Semana da Consciencialização Geográfica. Não se trata apenas de um evento, é um movimento global que celebra as tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica. Hoje em dia é festejado por estudantes, professores, famílias, escolas e várias organizações em todo o mundo.

Mais Artigos