Dia do Município de Castro Marim marcado por homenagens e concerto dos UHF com a Banda Musical Castromarinense

As comemorações do Dia do Município de Castro Marim decorreram entre os dias 23 e 24 de junho e ficaram marcadas pela realização de várias homenagens e um concerto único dos UHF em conjunto com a Banda Musical Castromarinense.

A programação teve início a 23 de junho, pela manhã, com a realização da prova 2H Resistência BTT da Rodactiva, nas categorias de masculino e feminino, com um duro percurso pelas artérias da vila de Castro Marim.

Ao final da tarde, o Mercado Local de Castro Marim acolheu um desfile de xailes e lenços, cujas peças foram elaboradas por seniores da Universidade do Tempo Livre, que agora ficarão em exposição naquele local até 4 de julho e na Feira de Artesanato de Altura entre os dias 5 e 7 de julho.

Já à noite decorreu o tradicional Grande Arraial de São João na Praça 1.º de Maio, com um desfile das Marchas Populares, baile com a atuação de Duo Reflexo, sardinhada e muita animação, que contou com a participação de centenas de pessoas.

O Dia do Município, a 24 de junho, começou com o habitual hastear da Bandeira Nacional no edifício dos Paços do Concelho, seguido de uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Mártires.

Um dos pontos altos decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Castro Marim, com uma sessão solene que contou com a participação do executivo, convidados especiais e a comunidade.

Durante esta cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, relembrou algumas das iniciativas que saíram do papel nos últimos meses, como é o caso da implementação da Estratégia Local de Habitação, e o fim de obras como o abastecimento de água a Pisa Barro, a ciclovia que liga Castro Marim a Altura e a Rede de Rega da Várzea da ribeira de Odeleite.

O autarca destacou também o início das obras do Parque Infantil de Altura, de pavimentações por todo o concelho, e o avançar da requalificação da Rua da Alagoa e da frente de mar em Altura, da renovação da rede de água e de saneamento em Castro Marim e da rede de abastecimento de água na Cortelha e montes limítrofes.

Francisco Amaral salientou ainda o papel fundamental do turismo, com a abertura do resort Verdelago, a futura requalificação da Retur e novos empreendimentos turísticos que vão surgir na Almada D’Ouro, Maravelha e Corte Velha.

Durante a sessão solene foram homenageadas várias personalidades na área da saúde e do desporto, como o dr. António Camacho, dra. Isa Frazoa, dr. João Fernandes, dra. Isabel Valente, dra. Manuela Aguiar e dra. Susana Valsassina, pelos seus serviços prestados à comunidade, e Bruna Sabóia, que foi vice-campeã mundial universitária de futsal.

Na área da educação foram distinguidos os melhores alunos do 2.º e 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, com um prémio de uma viagem a Guérande, uma localidade francesa geminada com a sede de concelho.

Outro dos momentos altos destas comemorações foi o descerrar do painel de azulejos e do projeto educativo intitulado “O nosso Património Natural, a Fauna e a Flora pelos olhos e coração das nossas crianças”, na Zona Envolvente à Casa do Sal.

Este painel é da autoria de Filipa Andrade e Joana Paz, elaborado em conjunto com os alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, que com a sua criatividade contribuíram para a composição artística.

Pela tarde seguiram-se outros acontecimentos importantes no empreendimento turístico Verdelago Resort, localizado entre Altura e Praia Verde, sendo o primeiro do país a aderir à certificação Green Globe.

Foi lançada a primeira pedra do hotel de cinco estrelas daquele resort, além da assinatura de protocolos de cooperação entre o Verdelago Resort e o Município de Castro Marim para utilização do complexo desportivo existente naquele local para treino das equipas da União Desportiva Castromarinense e do Clube Recreativo Alturense.

Outro dos protocolos de cooperação foi assinado entre a Verdelago, a Junta de Freguesia de Altura e a Câmara Municipal de Castro Marim, com o objetivo de dinamizar a comunidade energética.

O dia terminou em clima de grande festa com um concerto único e inesquecível do grupo português UHF, em conjunto com a Banda Musical Castromarinense, no Revelim de Santo António, na presença de centenas de amantes da música.