Dia da europa é assinalado no concelho de Silves

Iniciativa terá como um dos pontos altos a visita ao projeto de eficiência energética das Piscinas Municipais de Silves, considerado como projeto de referência

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, I. P., os Municípios de Silves e de Faro, o Europe Direct Algarve e o Programa Regional ALGARVE 2030 assinalam amanhã, dia 9 de maio, o Dia da Europa, com um conjunto de atividades e iniciativas descentralizadas e que visam, sobretudo, promover uma melhor compreensão de como a União Europeia molda a vida quotidiana da região e de como podemos contribuir para a mesma.

Em Silves, as comemorações têm início nos Paços do Concelho, às 9h00, com o hastear da bandeira ao som do Hino da Europa, pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense; seguida de uma aula aberta no local centrada nas temáticas da Europa, Democracia e Liberdade, ministrada por Maria Luísa Francisco, Auditora da Defesa Nacional e Assessora do Presidente do Observatório Internacional dos Direitos Humanos.

A partir das 10h00 haverá Memórias de Abril, com a concretização de diversas atividades para as escolas, onde se incluem o Voluntariado Ambiental, o Jogo de Cidade e a Feira da Europa, esta última a ocorrer junto à Escola Secundária de Silves e aberta à população.

Numa atividade dirigida à comunidade escolar, o final da manhã será preenchido com a peça Frente a Frente, interpretada por Ana Oliveira e António Gambóias (também autor e encenador desta peça), numa viagem que irá contar que revolução não aconteceu na revolução.

Da parte da tarde, terá lugar pelas 16h00, no skate parque, uma aula aberta de iniciação ao skate, seguindo-se uma visita ao projeto de eficiência energética das Piscinas Municipais de Silves, financiado pelo CRESC ALGARVE 2020, hoje considerado uma referência de investimento para outros municípios pela poupança energética de 42% que a implementação do mesmo permitiu.

As atividades no concelho de Silves culminam com um desfile pelo Clube da Batucada, com início nas Piscinas Municipais e términus na Biblioteca Municipal de Silves, onde decorrerá o Sunset Europa, que pretende ser um espaço participativo, de partilha e reflexão sobre o projeto europeu, pautado por momentos culturais que celebram uma Europa “Unida na diversidade”, e para o qual se convida toda a população a participar.

Relembre-se que o Dia da Europa nasceu no Conselho Europeu de Milão, realizado a 28 e 29 de junho de 1985, tendo sido celebrado pela primeira vez em 1986, ano em que Portugal e Espanha aderiram à Comunidade Económica Europeia (CEE), como era então denominada a atual União Europeia.

A data escolhida remete para a Declaração Shuman, de 1950, que defendia a criação de uma entidade supranacional como passo para garantir a paz na Europa e evitar as guerras entre países europeus, as bases fundadoras do que é hoje a UE.

Mais Artigos