Despiste na EN266, entre Monchique e Portimão – Presidente da JSD/Lagoa, Gonçalo Oliveira, morre carbonizado um dia após comemorar 21 anos de idade, em acidente  fatal para os cinco ocupantes do ‘Jaguar’ no qual seguiam

Era estudante de Direito e integrava a lista de candidatos a deputados à Assembleia Municipal de Lagoa, encabeçada pelo advogado Joaquim Cabrita, nas eleições autárquicas que terão lugar no dia 12 de Outubro de 2025. Sucedem-se manifestações de pesar do PSD e da JSD nas redes sociais. GNR investiga as causas do acidente, numa altura em que um popular apontou, ao Litoralgarve’, para “excesso de velocidade” e “súbita travagem” numa descida. O carro saiu da estrada e caiu de uma altura de cerca de vinte metros, na ribeira de Carrasqueira, acabando por se incendiar em zona de mato. 

José Manuel Oliveira

Gonçalo Oliveira, estudante de Direito e presidente daComissão Política Concelhia de Lagoa da JSD, que integrava a lista de candidatos a deputados da AD (coligação PSD/CDS-PP) para a Assembleia Municipal neste concelho do barlavento algarvio, liderada pelo advogado Joaquim Cabrita, com vista às eleições autárquicas a realizar no dia 12 de Outubro, é uma das cinco vítimas mortais do acidente de viação ocorrido cerca das 12h45m. de domingo, 25 de Agosto, na Estrada Nacional nº. 266, zona de Caldas de Monchique. Foi ali onde um veículo da marca ‘Jaguar’ entrou em despiste após uma “súbita travagem” junto a uma lomba, quando circularia em “excesso de velocidade”, como admitiu, ao ‘Litoralgarve’, um popular no local. 

Condutor, que perdeu o controlo da viatura, era mecânico e empresário de um posto de abastecimento de combustíveis na zona de Carvoeiro, no concelho de Lagoa

O carro seguia numa descida, em direcção a Portimão,quando o condutor, Carlos Soares, de 58 anos, mecânico e empresário de um posto de abastecimento de combustíveis, situado na zona de Carvoeiro, no concelho de Lagoa, segundo apurou o nosso Jornal, acabou por perder o controlo, tendo-se o veículo despistado e caído de uma altura de cerca de vinte metros, na ribeira de Carrasqueira, onde se incendiou no mato. Os cinco ocupantes morreram carbonizados. Além de Gonçalo Oliveira, de 21 anos, e Carlos Soares, faleceram Vítor Santos, Jorge Costa e o seu filho Cristiano, de 17 anos.

Óbito declarado por médico do INEM no local do acidente e GNR investiga o que se passou

Tal como o ‘Litoralgarve’ referiu noutra notícia, militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Monchique tiveram de interromper o trânsito, em ambos os sentidos, na Estrada Nacional nº. 266, onde os bombeiros, com o apoio de viaturas, combateram o fogo e retiraram os ocupantes, já sem vida, do interior do ‘Jaguar’. No local, um médico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) declarou o óbito das vítimas. Só pelas 16h.40m., a GNR procedeu à reabertura daquela estrada, do concelho de Monchique, após terem sido retirados os corpos do carro incendiado.

Na zona do acidente, de acordo com a Proteção Civil, estiveram, ao todo, 101 operacionais dos Bombeiros Voluntários, da GNR, do INEM e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

As vítimas foram transportadas para o Gabinete do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, instalado junto ao Hospital em Portimão.

Enquanto isso, militares do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da GNR investigam as causas que poderão estar na origem do fatídico acidente.

Como Presidente do PSD Algarve, decreto luto institucional e endereço os meus sentimentos a todos os familiares e amigos do Gonçalo, bem como de todos aqueles que perderam a vida”, anuncia Cristóvão Norte

Ao início da noite de domingo, o presidente da Comissão Política Distrital de Faro do PSD, Cristóvão Norte, anunciou que o partido acabava de decretar “luto institucional” no Algarve, devido ao falecimento do líder da JSD de Lagoa, Gonçalo Oliveira, como referimos, uma das cinco vítimas mortais no desastre de viação registado na zona de Caldas de Monchique.

”O PSD Algarve está de luto e endereça as suas condolências a todos os familiares e amigos do nosso querido Gonçalo, bem como das demais pessoas que perderam a vida”, escreveu Cristóvão Norte, na rede social ‘Facebook’.

O Gonçalo era Presidente da JSD Lagoa, um jovem muito lúcido, empenhado, com um contagiante empenho cívico e inexcedível generosidade. Cursava direito e tinha a vida e os sonhos todos pela frente.”

”No trágico acidente de hoje em Monchique, que vitimou cinco pessoas – prosseguiu o deputado e candidato a presidente da Câmara Municipal de Faro – perdeu a vida o Gonçalo Oliveira, que ontem mesmo [sábado, dia 23/08/2025] tinha celebrado o seu vigésimo primeiro aniversário. É um momento terrivelmente triste e comovente. O Gonçalo era Presidente da JSD Lagoa, um jovem muito lúcido, empenhado, com um contagiante empenho cívico e inexcedível generosidade. Cursava direito e tinha a vida e os sonhos todos pela frente. 

Foi um privilégio ouvi-lo, ser seu companheiro, ainda que esse gosto tenha sido tão breve.”

Na parte final deste comunicado, Cristóvão Norte anunciou: “Como Presidente do PSD Algarve, decreto luto institucional e endereço os meus sentimentos a todos os familiares e amigos do Gonçalo, bem como de todos aqueles que perderam a vida.” E concluiu: “Um grande abraço, Gonçalo! Obrigado por tudo.”

Profunda tristeza e pesar” para a JSD de Lagoa, que recorda Gonçalo Oliveira como “candidato a deputado municipal nas próximas eleições autárquicas”

Também na rede social ‘Facebook’, a JSD de Lagoa expressou a sua “profunda tristeza e pesar” ao comunicar “o falecimento do nosso querido Gonçalo Oliveira”, líderdaquela estrutura local da Juventude Social-Democrata “e candidato a deputado municipal nas próximas eleições autárquicas.”

“A sua generosidade, bondade, espírito lutador e boa disposição ficarão para sempre na nossa memória.

Vai deixar um vazio nos nossos corações e o seu exemplo de vida, apesar de jovem, será uma inspiração para os demais. Deus irá recebê-lo no Seu Reino”, acrescentou a JSD lagoense.

PSD de Vila do Bispo envia condolências e elogia: “Gonçalo estava na política pela defesa do bem público, a sua energia era uma motivação para todos

Na sequência deste comunicado, surgiram, pouco depois, na mesma página no ‘Facebook’, reacções de várias estruturas do Partido Social Democrata. A primeira foi do PSD de Vila do Bispo, que manifestou “o seu pesar pelo falecimento do Presidente da JSD Lagoa, Gonçalo Oliveira, que ontem [25 de Agosto de 2025] tinha celebrado o seu vigésimo primeiro aniversário.”

“Gonçalo estava na política pela defesa do bem público, a sua energia era uma motivação para todos”, observou o PSD de Vila do Bispo. “À sua família, amigos, ao PSD e JSD Lagoa, endereçamos os nossos sinceros pêsames”, concluiu esta nota de pesar.

Coordenador do Gabinete do Ensino Básico e Secundário da JSD/Algarve”,destaca o PSD de Olhão, ao enaltecer Gonçalo Oliveira como “um jovem de enorme valor”

Igualmente a Comissão Política do PSD de Olhão manifestou “profunda tristeza, o seu mais sentido pesar pelo falecimento de Gonçalo Oliveira, endereçando sentidas condolências à sua família, aos seus amigos e a toda a família Social-Democrata.”

“O Gonçalo foi um jovem de enorme valor, que se distinguia pelo empenho, dedicação e responsabilidade com que abraçava cada desafio. O seu contributo como Presidente da Concelhia da JSD de Lagoa e como Coordenador do Gabinete do Ensino Básico e Secundário da JSD/Algarve foi exemplar e deixa uma marca que jamais será esquecida”, sublinhou o PSD de Olhão.

Para esta estrutura partidária, “a partida prematura do Gonçalo deixa-nos incrédulos e profundamente consternados.” “Partilhamos a dor da sua família e desejamos que encontrem força e coragem para enfrentar esta perda irreparável”, frisou.

“A memória do Gonçalo permanecerá viva entre nós, como exemplo de dedicação e de esperança num futuro melhor”, concluiu o comunicado divulgado pelo PSD de Olhão na rede social ‘Facebook’.

Ainda não há palavras”, lamenta a JSD Algarve

Por seu turno, a JSD Algarve, ao manifestar a sua consternação, salientou que “ainda não há palavras” para o sucedido.

“O Gonçalo chegou à JSD, ainda quase menino, com aquela vontade e sonho que nos inspira. Aqui cresceu connosco, contribuindo sempre de forma empolgada e colaborativa. Depois de um percurso no associativismo escolar, foi impulsionador da reativação da JSD/Lagoa, faz poucos meses”, começou por lembrar a JSD Algarve. E acrescentou: “Estivemos em comunhão na tomada de posse dos órgãos da estrutura no fim de abril, onde assumiu a Presidência da Comissão Política. Na JSD/Algarve, enquanto Coordenador do Ensino Básico e Secundário, foi sempre dinâmico e comprometido, repleto de ideias e projetos.”

“Custa acreditar em tudo isto”

“Custa acreditar em tudo isto. O Gonçalo ficará para sempre nas nossas memórias. Um coração bom, dedicadoe um exemplo de companheirismo e amizade”, reconheceu a JSD Algarve, com sede em Faro.

A terminar, esta estrutura partidária endereçou “o seu mais profundo pesar a toda a família, amigos e companheiros de Lagoa neste momento tão doloroso.”

Entretanto, continuam a surgir mais mensagens de pesar a nível partidário.