Em declarações ao Litoralgarve, a Delegada de Saúde Regional do Algarve, Ana Cristina Guerreiro, perspetiva que próximo “o Inverno vai ser trabalhoso porque as situações podem confundir-se” e confia num maior número de pessoas a se vacinarem contra a gripe para prevenir problemas.
Litoragarve – Depois do Verão, como encara os próximos meses, o Inverno, com as gripes habituais e agora a Covid-19, numa altura em que o Algarve recebe o Grande Prémio de Portugal da Fórmula 1 e haverá mais afluência de visitantes a esta região ?
Ana Cristina Guerreiro – É preciso lembrar que o Algarve começa o Inverno e a situação das doenças respiratórias mais tarde do que sucede nas outras regiões. Portanto, julgamos que na altura do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 ainda teremos calor. Não teremos ainda situação de Inverno. O Inverno vai ser trabalhoso, essencialmente trabalhoso para nós, porque as situações podem confundir-se. A sintomatologia é muito idêntica. É mais uma experiência. Vamos ver como é que funciona.
“JÁ NO ANO ANTERIOR, TIVEMOS MAIS PESSOAS QUE SE VACINARAM CONTRA A GRIPE”
Litoralgarve – Será uma sobrecarga para as urgências hospitalares? Como enfrentar essa situação?
Ana Cristina Guerreiro – Mais trabalho, talvez sim, nas urgências. Mas o número de pessoas que recorre eventualmente vai ser idêntico. Agora, há é que preparar os serviços para fazer essa diferença entre o que é Covid, o que é provavelmente Covid e as outras situações.
Litoralgarve – E há médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar em número suficiente para enfrentar toda essa situação com que os serviços de saúde irão deparar?
Ana Cristina Guerreiro – Essa questão é mais para os serviços de saúde. Mas nós estamos realmente a acautelar essa situação, quer em termos de resposta da saúde pública, quer dos outros serviços.
Litoralgarve – A vacinação contra a gripe pode ajudar a prevenir problemas?
Ana Cristina Guerreiro – Sim. Já no ano anterior, tivemos mais pessoas que se vacinaram contra a gripe e neste ano vamos passar a nossa informação nesse sentido.
VACINA CONTRA A COVID-19
“LÁ PARA MEADOS DE 2021”
Litoralgarve – Acredita na vacina contra a Covid-19 até final de 2020, numa altura em que vários países, nomeadamente Alemanha, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos da América, já estão desenvolver ensaios?
Ana Cristina Guerreiro – Gostaria muito que isso acontecesse. Mas uma vacina dá muito trabalho até ser mesmo figura efetiva. E portanto, não acredito, porque organizações responsáveis da saúde dizem que lá para meados de 2021, não agora no final deste ano.
Autor: Texto: José Manuel Oliveira Foto: RTP