Numa região onde a taxa de recuperações já atinge 60,02 por cento, existem sete doentes internados e, desde o início desta pandemia, 81 receberam alta hospitalar. No concelho de Lagos, de um total de 142 casos confirmados com o novo coronavírus, na sequência da festa em Odiáxere, há pouco mais de um mês, 104 estão ativos e 38 recuperados. Surgiu “um ou outro caso com pessoas em casa em que não é possível não evitar o contacto”, afirmou, nesta sexta-feira, dia 10/07/2020, em conferência de imprensa, em Loulé, a Delegada de Saúde Regional do Algarve, Ana Cristina Guerreiro.
Há 277 casos ativos de Covid-19 no Algarve, 416 recuperados, sete doentes internados, mas nenhum deles em Unidades de Cuidados Intensivos. Por outro lado, 648 pessoas estão em vigilância ativa das autoridades de saúde e até agora foram dadas 81 altas nos hospitais. Já o total de casos confirmados, em números acumulados, com o novo coronavírus ascende a 693, enquanto que os não confirmados atinge 42.696. O número de óbitos mantém-se nos 17.
Estes dados foram revelados, nesta sexta-feira, dia 10 de Julho de 2020, pela Delegada de Saúde Regional do Algarve, Ana Cristina Guerreiro, durante a habitual conferência de imprensa quinzenal nas instalações do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, em Loulé. A situação epidemiológica na Região do Algarve, atualizada às 00:00 horas, de 10/07/2020, inclui ainda a indicação de “07 casos novos nas últimas 24h.” e encerra com a informação de que taxa de recuperados já atinge os 60,02 por cento.
LAGOS TEM 104 CASOS ATIVOS E 38 PESSOAS RECUPERADAS
No tocante em particular ao concelho de Lagos, num total de 142 casos confirmados, “existem 104 casos ativos” com Covid-19 “e 38 pessoas já estão recuperadas” desta doença, na sequência da festa ilegal no Clube Desportivo de Odiáxere, no dia 07 de Junho de 2020, referiu a Delegada de Saúde Regional do Algarve. Ana Cristina Guerreiro chamou a atenção para o facto de surgir “um ou outro caso novo com pessoas em casa em que não é possível não evitar o contacto.”
Mesmo assim, comparativamente à semana anterior (03/07/2020), Lagos tem, agora, menos 22 casos ativos e mais 29 pessoas recuperadas. Nas contas feitas pela Autoridade de Saúde Regional, neste momento estão registados 142 casos confirmados, em números acumulados, no concelho de Lagos, ou seja, mais 07 do que na passada semana.
NO ALGARVE HOUVE MAIS SETE ALTAS HOSPITALARES E ESTÃO MENOS 51 PESSOAS EM VIGILÂNCIA ATIVA DAS AUTORIDADES DE SAÚDE
Já ao nível do Algarve, comparando a atual situação epidemiológica com a que foi apresentada há uma semana, existem mais 47 casos confirmados, mais 2.559 casos infirmados, ou seja, não confirmados, apenas um novo caso ativo e menos um doente hospitalizado. Ao mesmo tempo, foram dadas mais 07 altas. Por outro lado, menos 51 pessoas estão em vigilância ativa das autoridades de saúde e mais 46 encontram-se recuperadas, o que corresponde a um aumento de 2,72 por cento neste sector.
MANTÊM-SE ACIONADAS PARA QUARENTENA / ISOLAMENTO PROFILÁTICO TRÊS ZONAS DE APOIO À POPULAÇÃO, EM PORTIMÃO, ALBUFEIRA E TAVIRA
Nesta altura, existem 52 estruturas (mais 04 do que há uma semana) a funcionar como Zonas de Apoio à População (ZAP), validadas pelas autoridades de saúde nos 16 concelhos do Algarve, com um total de 2.889 camas (mais 199 em comparação com a semana passada), destinadas a isolamento profilático, quarentena e reserva social, neste caso para apoio a lares de idosos. Estão acionadas três Zonas de Apoio à População, nos concelhos de Albufeira, Portimão e Tavira, para quarentena/isolamento profilático.
Em relação a unidades hoteleiras e militares em reserva para a apoio a doentes com Covid-19, encontram-se disponíveis 32 estruturas com capacidade de 1.649 camas, nos 16 concelhos da região algarvia. Desta forma, há menos duas dessas estruturas de apoio e menos 37 camas disponíveis camas, em comparação com a passada semana.
JÁ FORAM REALIZADOS 9.677 TESTES EM 174 LARES DE IDOSOS DESDE 30 DE MARÇO A 09 DE JULHO NO ALGARVE
Por outro lado, o relatório da Comissão Distrital de Proteção Civil, entregue aos jornalistas, no final da conferência da imprensa, indica que, durante o período compreendido entre 30 de Março e 09 de Julho, na sequência do protocolo celebrado entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o Algarve Biomedical Center (ABC), laboratório situado em Faro, realizaram-se 9.677 testes de rastreio para despistagem da Covid-19, “dos quais 978 foram re-testes”, abrangendo utentes e funcionários de 174 lares de idosos e instituições similares, nos 16 concelhos desta região. Em comparação com a passada semana, houve mais 239 testes e mais 163 re-testes. Esta ação incluiu mais seis estabelecimentos.
2.762 TESTES A FUNCIONÁRIOS DE 136 CRECHES, ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PRÉ-ESCOLAR E CENTROS DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS
Enquanto isso, de 04 de Maio a 09 de Julho, registaram-se 2.762 testes, “dos quais 68 foram re-testes”, a funcionários de um total de 136 creches, estabelecimentos do ensino pré-escolar e Centros de Atividades Ocupacionais. Tal representa mais nove testes e mais três re-testes, em comparação com a semana anterior.
Autor: José Manuel Oliveira