Continua a ser o concelho de Faro que conta com mais pessoas infetadas.

É o concelho de Faro, pela segunda semana consecutiva nesta fase, onde se mantém o maior número de pessoas atingidas pela pandemia da Covid-19 no Algarve, com 306 casos ativos, ou seja, desta vez mais 60 do que na passada semana, a 15 de Setembro de 2022.
Essa foi a informação da Administração Regional de Saúde do Algarve, nos seus dados reunidos até às 24h00 do dia 21 de Setembro de 2022, como refere a Nota Semanal nº. 37/2022, enviada na passada sexta-feira, 23 de Setembro de 2022, pela Comissão de Proteção Civil da Região do Algarve, aos órgãos de comunicação social.

Neste habitual Ponto de Situação relativo à Covid-19, o concelho de Loulé permanece na segunda posição, ao contabilizar 236 casos ativos (mais 26), seguido pelo concelho de Portimão, em terceiro lugar, com 219 indivíduos contaminados, correspondendo a mais 41 face à semana passada.
Pandemia mantém menos doentes no concelho de Alcoutim
Enquanto os concelhos de Faro, Loulé e Portimão são os que permanecem com mais pessoas atingidas por esta doença no Algarve, em situação oposta, o concelho de Alcoutim, o qual, na última semana, assinalou cinco casos ativos (menos um), é onde uma vez mais se regista menor número de infetados pelo novo coronavírus nesta região.
Dezanove internados com o novo coronavírus em enfermarias de hospitais algarvios, o que corresponde a menos 12. Não existem registos de doentes em Unidades de Cuidados Intensivos, nem ventilados, a este nível pela sétima semana consecutiva

Na Situação Epidemiológica na Região do Algarve, com “dados até às 24:00 horas do dia 21 de Setembro de 2022”, estavam registados com Covid-19, em enfermarias dos hospitais, 19 doentes, representando menos 12 em relação à semana passada (na anterior havia menos cinco). Nesta fase, e pela segunda semana consecutiva não se encontravam pessoas em Unidades de Cuidados Intensivos. E pela sétima semana consecutiva (mais de um mês e meio), não foi contabilizado qualquer indivíduo ventilado.
Verificou-se, assim, uma nova redução, pela segunda semana consecutiva, em hospitais do Algarve, agora de 31 para 19, do número de internados com este vírus.
Houve mais 245 contaminados na região algarvia durante uma semana, tendo, desta forma, subido para 1.575 o número de casos ativos. Quinhentos e dez doentes recuperaram e dois acabaram por morrer

Por outro lado, foram assinalados 1.575 casos ativos no Algarve, o que equivale, desta vez, a um aumento de 245 pessoas com Covid-19. Na semana anterior, recorde-se, surgiram menos 509 infetados.
Enquanto isso, houve mais 510 recuperações (1.131 na outra semana), permitindo, assim, subir para 227.430 o cumulativo de recuperados no Algarve, desde o início da pandemia, no dia 06 de Março de 2020.
Ao mesmo tempo, e pela segunda semana consecutiva ocorreram mais dois falecimentos associados a esta doença. Como tal, eleva-se a 918 o número total de óbitos com Covid-19, apontado pela Administração Regional de Saúde do Algarve, desde 2020, nesta região.
Contabilizadas 1.556 pessoas no Domicílio, por precaução, e 316 sob Vigilância Ativa, tratando-se nos dois casos de subidas
O documento, agora divulgado, indicou, também, 316 pessoas (mais trinta e uma) em Vigilância Ativa, pelas autoridades de saúde, e 1.556, por precaução, no Domicílio, representando mais 257.
Desde o aparecimento desta pandemia, a 06 de Março de 2020, o cumulativo de casos de infeção confirmados no Algarve já chegou a 229.923.
Em conclusão: numa altura em que continuou a descer o número de doentes internados com Covid-19 em hospitais algarvios, o vírus tornou a atingir mais pessoas na região.
José Manuel Oliveira
Paulo Silva