Seis dias depois, a ZAP – Zona de Apoio à População de Budens foi desativada.
Não foram registados novos casos positivos nas últimas 24 horas no concelho de Vila do Bispo, associados a esta doença, de acordo com o mapa da Administração Regional de Saúde do Algarve. Tal sucede numa altura em que a grande novidade no ponto de situação Covid-19, a 28/06/2021, neste concelho, segundo as autoridades locais, é o registo de duas pessoas recuperadas, pelo que já não há casos ativos. Como tal, foi desativada a ZAP – Zona de Apoio à População de Budens, que estava instalada, para assistência, no edifício de uma antiga escola desta localidade, desde 22 de Junho de 2021, quando surgiu infetada uma turista.
Entretanto, mantém-se em dois o cumulativo de novos casos nos últimos 14 dias no concelho de Vila do Bispo, que continua no grau de risco Moderado para efeitos de perigo de contágio desta pandemia.
O quadro elaborado pelo Litoralgarve, com a atualização possível na noite de 28 de Junho de 2021 sobre a evolução da Covid-19 no concelho de Vila do Bispo, apresenta os seguintes dados:
0 – Novos Casos Positivos nas últimas 24 horas
0 – Casos Ativos (uma semana depois, o concelho volta a estar sem pessoas infetadas)
153 – Recuperados, no total, desde o início da pandemia, em 2020 (há registo de duas pessoas recuperadas)
2 – Cumulativo de Novos Casos nos últimos 14 dias (o concelho de Vila do Bispo continua a ser considerado de risco Moderado para efeitos de perigo de propagação do novo coronavírus)
Paulo Silva
José Manuel Oliveira