Pelo décimo dia consecutivo, não foram registados novos casos positivos neste concelho do barlavento algarvio, com o nível de Risco Moderado para efeitos de perigo de contágio do vírus.
O ponto de situação Covid-19 no concelho de Vila do Bispo, a 07/05/2021, não registou novos casos positivos nas últimas 24 horas, de acordo com o mapa da Administração Regional de Saúde do Algarve, apurou o Litoralgarve, o que acontece há 10 dias consecutivos. Numa altura em que já não existem casos ativos neste concelho do barlavento algarvio, segundo o mesmo documento, a novidade é a subida de 9 para 10 do número de pessoas em vigilância pelas autoridades sanitárias.
Por outro lado, mantém-se em 2 o registo do cumulativo de novos casos nos últimos 14 dias no concelho de Vila do Bispo, considerado de Risco Moderado para efeitos de perigo de contaminação da Covid-19. É este o quadro atual sobre a evolução da pandemia, a que o Litoralgarve teve acesso ao início da noite de 07 de Maio de 2021:
0 – Novos Casos Positivos nas últimas 24 horas (sem alteração)
0 – Casos Ativos (sem alteração)
10 – Em vigilância (mais 1 do que o referido no ponto de situação do dia anterior, 06/05/2021)
135 – Recuperados (sem alteração)
2 – Cumulativo de novos casos nos últimos 14 dias (sem alteração)
Números diferentes no gráfico da Administração Regional de Saúde do Algarve, incluído no relatório semanal da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro
Entretanto, o relatório semanal da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, divulgado também no dia 07 de Maio de 2021, pelas 16h33m, apontou 2 casos ativos e 133 recuperados (desde o início da pandemia, em 2020) no concelho de Vila do Bispo, tendo como fonte a Administração Regional de Saúde do Algarve. O número de casos ativos é, pois, diferente ao que foi apresentado, naquele concelho, por aquela entidade na mesma data. Aqueles números (casos ativos e casos recuperados) são iguais aos que foram divulgados na passada semana, a 30 de Abril de 2021, referentes ao concelho de Vila do Bispo, pela Delegada de Saúde Regional do Algarve, Ana Cristina Guerreiro.
Paulo Silva
José Manuel Oliveira