Num só dia, este concelho do barlavento algarvio registou mais 9 casos de infeção, tendo passado para Risco Elevado.
Depois de um dia sem mais pessoas infetadas, foram registados nas últimas 24 horas, no mapa da Administração Regional de Saúde do Algarve, 9 novos casos positivos no concelho de Vila do Bispo, associados a este vírus.
Em face disso, o ponto de situação Covid-19, a 07/07/2021, conta com 17 casos ativos e outros tantos como cumulativo de novos casos nos últimos 14 dias, neste concelho que passou a ser considerado de Risco Elevado para efeitos de perigo de propagação da pandemia. Nesta altura, estão sessenta e duas pessoas sob vigilância das autoridades de saúde.
É este o quadro elaborado pelo Litoralgarve, com a atualização possível na noite de 07 de Julho de 2021, sobre a evolução da Covid-19 no concelho de Vila do Bispo:
9 – Novos Casos Positivos nas últimas 24 horas
17 – Casos Ativos (mais 8 do que no dia anterior, 06/07/2021)
62 – Casos de Vigilância
153 – Recuperados, no total, desde o início da pandemia, em 2020
17 – Cumulativo de Novos Casos nos últimos 14 dias (O concelho de Vila do Bispo está, agora, classificado de Risco Elevado para efeitos de perigo de contaminação da Covid-19)
Funcionários da Câmara Municipal de Vila do Bispo poderão estar infetados
Entretanto, de acordo com informações recolhidas pelo Litoralgarve, existem suspeitas de poderem estar infetados pelo menos quatro funcionários do sector administrativo da Câmara Municipal de Vila do Bispo, que até já encerrou os serviços de atendimento ao público. Os funcionários efetuaram testes.
Recorde-se que a autarquia divulgou, na noite de 06/07/2021, na sua página na rede social ‘Facebook’, como o nosso Jornal entretanto noticiou, um comunicado à população, informando que “na sequência da evolução da pandemia do coronavírus – COVID-19 e o com o intuito de promover a contenção e a diminuição do risco de exposição e contágio, a Câmara Municipal de Vila do Bispo está a adotar medidas para a salvaguarda da saúde pública, de acordo com as orientações das entidades públicas de saúde”.
E prosseguiu: “Neste âmbito, a Presidente da Câmara Municipal, Rute Silva, decidiu encerrar ao público, a partir (…) de 7 de julho, todos os serviços municipais de atendimento presencial. Em todo o caso, os serviços continuam a funcionar e a dar resposta às solicitações que lhes cheguem através dos mecanismos alternativos, nomeadamente o telefone, o correio eletrónico e os serviços online disponíveis no portal do Município em (https://servicos.cm-viladobispo.pt/), onde podem ser resolvidos assuntos relacionados com urbanismo, educação, ação social, água e saneamento, entre outros. Relativamente aos pagamentos (ex. Água), sempre que possível faça os seus pagamentos através das vias eletrónicas. Esta medida exceciona a Proteção Civil Municipal, o abastecimento de água e os serviços de limpeza urbana que se manterão sem restrições”.
Partido Chega! termina reunião do VII Conselho Nacional no Pavilhão Multiusos de Sagres, em ambiente festivo que mais parecia uma discoteca, ao som da música da canção ‘YMCA’ , sem preocupações com o novo coronavírus
Curiosamente, este surto pandémico da Covid-19 no concelho de Vila do Bispo, surge após a realização da reunião do VII Conselho Nacional do Partido Chega! que teve lugar na sexta-feira e no sábado, dias 02 e 03 de Julho de 2021, no Pavilhão Multiusos de Sagres, com mais de uma centena de participantes.
Como o Litoralgarve descreveu numa reportagem realizada no local, no final do discurso de encerramento do presidente da Direção Nacional do partido, André Ventura, e depois de se ter ouvido e cantado o Hino Nacional, viveu-se um ambiente festivo, próprio de uma discoteca, com os militantes, alguns deles sem máscara, a dançarem ao som da música da célebre canção ‘YMCA’, lançada em 1978 pelo grupo norte-americano ‘Village People’. No palco, André Ventura até distribuiu beijos a senhoras (com máscara), mas ninguém pareceu preocupado em manter o distanciamento físico imposto pela Direção-Geral da Saúde para tentar a controlar a Covid-19, agora nesta quarta fase da pandemia em que os casos de infeção não param de aumentar, nomeadamente no Algarve, e em particular no concelho de Vila do Bispo, onde se realizou este encontro do Chega! Pouco depois, os participantes neste Conselho Nacional do partido conviveram num jantar em Sagres.
O certo é que, agora, num só dia, o surto atingiu mais nove pessoas, elevando, como já referimos, para 17 o número de casos ativos que, neste momento, se regista neste concelho do barlavento algarvio, onde também sessenta e duas pessoas estão em vigilância das autoridades sanitárias.
Paulo Silva
José Manuel Oliveira










