Numa altura em que, no espaço de uma semana, aumentou de 340 para 458 o número de pessoas em vigilância ativa no Algarve, existem já 245 casos ativos. A Delegada de Saúde Regional, Ana Cristina Guerreiro, mantém a indicação de 19 óbitos nesta região, em consequência da pandemia, apesar de a Direção-Geral da Saúde ter contabilizados 17 falecidos.
O número de pessoas recuperadas da Covid-19 no Algarve ultrapassa o triplo dos casos ativos, numa altura em que há oito doentes internados, mas nenhum nos Cuidados Intensivos.
A Situação Epidemiológica nesta região, de acordo com dados fornecidos pela Autoridade de Saúde Regional, num quadro “atualizado às 23:59 horas, de 27 de Agosto de 2020”, indica um total cumulativo de 790 recuperados, 245 casos ativos e 458 pessoas em vigilância ativa. Por outro lado, ascende a 1.054 o total acumulado de casos confirmados e a 66.280 o “número de casos infirmados (cumulativo)”, ou seja, que não se confirmaram com a nova doença. Já o total de altas, também “valor cumulativo”, aumentou para 103, enquanto que a taxa de recuperados atinge 74,9 por cento.
No tocante ao número de óbitos (cumulativo) no Algarve, a Delegada de Saúde Regional, Ana Cristina Guerreiro, continua a indicar 19, embora a Direção-Geral da Saúde mantenha a informação de que já faleceram, desde o início da pandemia nesta região, 17 pessoas.
HÁ 35 NOVOS CASOS ATIVOS E MAIS QUATRO DOENTES INTERNADOS
Em comparação com a Situação Epidemiológica no Algarve, na semana passada, há mais 20 pessoas recuperadas, 35 novos casos ativos e mais quatro doentes internados.
De acordo com o relatório da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, entregue na sexta-feira, dia 28 de Agosto de 2020, aos jornalistas, na habitual conferência de imprensa quinzenal, nas instalações do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, em Loulé, para apresentar o ponto da situação, existem agora mais 55 casos confirmados (cumulativo) e, também, mais 3.345 casos infirmados, igualmente em termos acumulados, isto é, que não se confirmaram. Neste período de uma semana e comparativamente ao anterior, foi dada mais uma alta médica, enquanto que aumentou em 118 pessoas o número de pessoas em vigilância ativa por parte das autoridades de saúde. Já taxa de recuperados sofreu um decréscimo de 2,2 por cento.
PORTIMÃO, ALBUFEIRA, LOULÉ E FARO CONCENTRAM A MAIORIA DOS INFETADOS NO ALGARVE
Por outro lado, relativamente ao número de casos ativos por concelho do Algarve, também tendo por base a informação da Delegada de Saúde Regional, às “23:59 horas do dia 27 de Agosto de 2020”, o quadro é o seguinte:
– LOULÉ
63 casos ativos (mais dois do que há uma semana, no dia 20/08/2020)
– ALBUFEIRA
50 casos ativos (mais 10)
– FARO
30 casos ativos (mais três)
– PORTIMÃO
31 casos ativos (mais cinco)
– LAGOS
18 casos ativos (mais cinco)
– SILVES
21 casos ativos (mais cinco)
– TAVIRA
6 casos ativos (menos dois)
– OLHÃO
9 casos ativos (mais um)
– LAGOA
9 casos ativos (mais cinco)
– VILA DO BISPO
4 casos ativos (no mapa da passada semana, surgiu com um sinal indicativo para os concelhos com menos de três casos, não sendo apresentado o valor por motivos de confidencialidade).
Monchique (na semana passada registava três casos ativos) e Aljezur aparecem, agora, com a informação a que já fizemos referência: “Notas metodológicas: Por motivos de confidencialidade, quando os casos ativos confirmados são inferiores a 3 os valores não são apresentados.” Contudo, o presidente da Câmara Municipal de Aljezur, José Gonçalves, confirmou, nesta sexta-feira, à tarde, o teor do comunicado emitido pela autarquia na sua página da rede social ‘Facebook’, no dia 21/08/2020, segundo o qual não existe neste concelho do barlavento algarvio, qualquer caso ativo, nem há pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.
Neste mapa, só os concelhos de São Brás de Alportel, Castro Marim, Alcoutim e Vila Real de Santo António figuram sem qualquer anotação. Ou seja, em branco.
QUATRO ZONAS DE APOIO À POPULAÇÃO CONTINUAM ACIONADAS NOS CONCELHOS DE PORTIMÃO, ALBUFEIRA, LOULÉ E FARO
Já no tocante a instalações de retaguarda no Algarve para este processo da Covid-19, existem agora 45 estruturas (menos três em comparação com a semana passada) como Zonas de Apoio à População (ZAP), validadas pelas autoridades de saúde nos 16 concelhos, com capacidade para um total de 2.424 camas (menos 547), destinadas a isolamento profilático, quarentena e reserva social, neste caso para apoio a lares de idosos. À data de 28 de Agosto de 2020, mantêm-se acionadas quatro Zonas de Apoio à População, nos concelhos de Faro, Portimão, Loulé e Albufeira, para quarentena/isolamento profilático, segundo o relatório da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro.
Em relação a unidades hoteleiras e militares em reserva, encontram-se disponíveis “28 estruturas, com capacidade de 1.619 camas” nos 16 concelhos do Algarve. Ou seja, são menos duas estruturas e menos seis camas, comparativamente à semana anterior.
Por outro lado, em apoio ao Hospital de Faro, para doentes com Covid-19, o Pavilhão do Sporting Clube Farense mantém 50 camas. Já o Pavilhão Desportivo Municipal da Penha, situado na capital algarvia, e o espaço de multiusos Portimão Arena, localizado no Parque de Feiras e Exposições, nesta cidade, como temos referido, continuam de prevenção para uma eventual necessidade de ali poderem vir a ser instalados hospitais de campanha.
74 AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO, EM ESTALEIROS DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL, ENVOLVENDO 1.078 TRABALHADORES
A outro nível, este relatório semanal revela que a Autoridade para as Condições do Trabalho efetuou 74 ações de sensibilização, em Estaleiros de obras de construção civil, envolvendo 1.078 trabalhadores. Enquanto isso, foram realizadas 112 visitas de acompanhamento às Estruturas Residenciais de Pessoas Idosas e Unidades de Internamento da Rede de Cuidados Continuados nos 16 concelhos do Algarve, através de técnicos da saúde, segurança social e proteção civil. Esta ação, segundo o documento, teve por “objetivo apoiar as instituições na implementação das medidas adequadas, num carácter preventivo e pedagógico, que visem dirimir o risco de infeção por Covid-19”. E aponta: Albufeira (6), Alcoutim (3), Aljezur (1), Castro Marim (1), Faro (12), Lagoa (7) Lagos (7), Loulé (13), Monchique (2), Olhão (4), Portimão (10), São Brás de Alportel (2), Silves (5), Tavira (8), Vila do Bispo (2) e Vila Real de Santo António (2).
José Manuel Oliveira