Covid-19 – Administração Regional de Saúde do Algarve registou, durante uma semana nesta região, subida para 1.839 doentes infetados e 37 hospitalizados, ao mesmo tempo que ocorreram três mortes associadas a esta pandemia               

Concelho de Loulé passou a ser o que conta com mais pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

Fachada-do-Mercado-Municipal-de-Loulé

Desta vez, foi o concelho de Loulé que contabilizou, no Algarve, o maior número de pessoas atingidas pela Covid-19, com  290  casos ativos  (mais  50 do que há uma semana, a 01 de Setembro de 2022), segundo dados apurados pela Administração Regional de Saúde do Algarve até às  24h00 do dia  08 de Setembro de 2022.

A informação está incluída na Nota Informativa Semanal nº. 35 / 2022, da Comissão de Proteção Civil da Região do Algarve, contendo o Ponto de Situação Covid-19, divulgada aos órgãos de comunicação social no dia 09 de Setembro de 2022, em que o concelho de Faro apareceu, agora, na segunda posição no tocante a esta pandemia, com uma curta diferença, ao assinalar  285  casos ativos, o que corresponde a mais 19.

Enquanto isso, o concelho de Portimão, com  248  casos ativos  (mais  31), manteve-se em terceiro lugar entre os concelhos algarvios onde existem mais pessoas infetadas nesta altura. 

Há       um     mês,     Vila    do    Bispo     é     o    concelho     que      regista     menor    número    de      contaminados,    agora    juntamente    com    o    de   Alcoutim,     segundo     a    Administração    Regional    de    Saúde    do    Algarve    no   seu   novo    relatório     semanal.    Contudo,    na   mesma   data,    as     autoridades    de    saúde    do     município    da     Costa    Vicentina    apresentaram     um    dado     diferente   

Por seu turno, o concelho de Vila do Bispo continua com menos pessoas infetadas por este vírus pela quarta semana consecutiva, ao apresentar    dez   casos ativos  (mais  quatro do que na passada semana), tal como o concelho de Alcoutim, indicou este relatório da Administração Regional de Saúde do Algarve.

Entretanto, mais uma vez diferente é o dado apontado no relatório da Situação Epidemiológica Covid-19 do concelho de Vila do Bispo, das autoridades de saúde locais, na mesma data, até às 24h00  de  08 de Setembro de 2022 e com atualização pelas 14h00 do dia seguinte, 09 de Setembro de 2022, em que registou  18  casos ativos, como o ‘Litoralgarve’ já referiu noutra peça.

Autoridades      de      saúde     apontaram    36       pessoas     com     a    pandemia,       internadas      em     enfermarias     de    hospitais    algarvios,  o   que    equivale    a    mais    três,   e  mantém-se   uma   em   Unidade    de    Cuidados     Intensivos.    Pela    quinta     semana     consecutiva,    não   houve    ventilados

Na sua Nota Informativa nº. 35 / 2022, sobre a Situação Epidemiológica na Região do Algarve, com “dados até às 24:00 horas do dia 08 de Setembro de 2022”, a Comissão de Proteção Civil da Região do Algarve indicou  a existência de  36  doentes com Covid-19, hospitalizados em enfermarias. Tal representa mais  três em comparação com a passada semana, a  01 de Setembro de 2022. Já em Unidades de Cuidados Intensivos continua a estar uma pessoa, devido à pandemia, numa altura em que não houve registo de ventilados pela quinta semana consecutiva, em hospitais do Algarve.

Assim, aumentou de  34  para  37 o número de doentes internados com o vírus.

Mais    82     doentes     atingidos     pela    Covid-19,    tendo,    assim,      aumentado     para     1.839    o   total     de     casos     ativos    na     região     algarvia.   Tal     sucedeu     numa     semana     com      509     recuperados    e    três    falecidos

CASOS ATIVOS E RECUPERADOS POR CONCELHO NA REGIÃO DO ALGARVE – 08 DE SETEMBRO DE 2022

Por outro lado, também até às  24h00 do dia  08 de Setembro de 2022, foram apontados  1.839  casos ativos   (mais  82  indivíduos com Covid-19) no Algarve, o que equivale a um aumento pela segunda semana consecutiva nesta fase. Na semana anterior, recorde-se, houve mais  364  pessoas contaminadas.

Ao mesmo tempo  vieram a ser dados como curados desta pandemia  mais  509  doentes   (377 na outra semana), pelo que subiu até  225.789  o cumulativo de casos de recuperação no Algarve, desde que o novo coronavírus surgiu no dia 06 de Março de 2020.

Neste relatório das autoridades de saúde, ficou a saber-se da ocorrência de  mais   três   falecimentos  associados à Covid-19 no Algarve  (foi registado um na semana anterior), tendo o total de óbitos, desde 06 de Março de 2020, chegado a  914 nesta região.

Foram    contabilizadas     1.803     pessoas    por    precaução     no    Domicílio,    uma     subida,     e    315    em    Vigilância    Ativa,    uma     descida    

Ainda de acordo com a Administração Regional de Saúde do Algarve, 315  pessoas  (menos  seis)  estavam em Vigilância Ativa, numa altura em que, por precaução, 1.803  (mais  79)  ficaram  no Domicílio.

Desde o aparecimento do vírus, no dia 06 de Março de 2020, ascende  a  228.542, nesta região, o cumulativo de casos de infeção confirmados. E pela segunda semana consecutiva nesta fase, a pandemia da Covid-19 aumentou no Algarve, embora de forma ligeira, tal como os doentes internados em unidades hospitalares.

José Manuel Oliveira

Paulo Silva