Conferência dos museus europeus, circo de rua e futuro núcleo museológico marcam centenário da cidade de Portimão em maio

Maio propõe uma multiplicidade de iniciativas no âmbito da programação comemorativa do centenário da cidade de Portimão, que abrange de forma inclusiva os mais diversos públicos, com espetáculos de música, exposições, seminários, sessões de cinema, edições literárias, etc.

O primeiro grande momento será a conferência anual e cerimónia de entrega dos EMYA – European Museum of the Year Award 2024, que se realiza de 1 a 4 de maio no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

Capital europeia dos museus durante quatro dias, a cidade irá refletir sobre a importância do património e da cultura para as comunidades: não é por mero acaso que Portimão recebe este importante evento, pois o museu local foi distinguido em 2010 com o Prémio Museu Conselho da Europa, dando nome desde 2019 ao prémio EMYA destinado ao mais acolhedor e inclusivo museu europeu.

No âmbito deste importante evento museológico, realiza-se na tarde de 1 de maio o concerto “Smooth’ Standards”, que juntará no exterior do Museu de Portimão a Orquestra de Jazz do Algarve e a cantora Clara Buser, artista multifacetada e uma das melhores vozes nacionais, para interpretarem um repertório que funde diversas linguagens musicais, do Swing à Bossa Nova, sem esquecer o Smooth Jazz.

A zona ribeirinha de Portimão também será o palco natural do espetáculo de rua “Exit”, a cargo da companhia francesa Cirque Inextremiste, habituada a desafiar os limites mais extremos, numa produção artística da associação cultural Lavrar o Mar.

A atuação terá lugar às 19h00 do dia 3 de maio e promete transformar o céu de Portimão num universo cenográfico insólito, onde as acrobacias aéreas dos artistas coabitarão com as estrelas, demonstrando como é porosa a fronteira entre a arte e a loucura.

Literatura e música

Segue-se a 17 de maio o lançamento do livro “Instantâneos do Passado”, de António Marreiros, em sessão agendada para as 18h00 no auditório do Museu de Portimão e que deverá contar com a presença do autor.

Barbeiro de profissão, a curiosidade artística e o afetuoso reconhecimento das suas raízes levaram António Marreiros a registar, através da poesia, da fotografia e da pintura, o quotidiano da Mexilhoeira Grande, vila onde cresceu em janeiro de 1932. Por tudo isto, é considerado um porta-voz da cultura local, condição que será sublinhada na apresentação desta sua obra.

Por ocasião desta iniciativa, o Museu presenteará os participantes com a partilha do bolo de aniversário e um ‘ssunsets com DJ, para assinalar os seus 16 anos de funcionamento.

Laboratórios musicais

Entre maio e dezembro, Pedro Salvador, Johannes Krieger e Margarida Mestre vão desenvolver um conjunto de três laboratórios musicais de guitarras, sopros e voz, dirigidos a músicos profissionais e amadores de Portimão que desejem reencontrar o prazer de tocar em conjunto.

A música da cidade como pano de fundo fará o percurso de descoberta e composição dos vários laboratórios, cujo trabalho desenvolvido será apresentado em diferentes momentos da programação artística do primeiro centenário de Portimão cidade. A participação é gratuita, mediante inscrição para o seguinte email: centenario@lavraromar.pt

Futuro Núcleo Museológico Casa Manuel Teixeira Gomes

O mês encerrará com a evocação, no dia 27, do 164º aniversário do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, data em que será apresentado publicamente o projeto arquitetónico que vai dar lugar ao futuro Núcleo Museológico Casa Manuel Teixeira Gomes.

O programa da cerimónia, que se realiza na Casa Manuel Teixeira Gomes, inclui um momento musical de homenagem ao distinto escritor portimonense e antigo Presidente da República, interpretado pelo Cklavi Trio, e a inauguração da exposição “Teixeira Gomes – Portimão nos Alvores do Século XX”, que ficará patente até 11 de junho.

Está, assim, dado o mote para um resto de 2024 cheio de acontecimentos imperdíveis, ao longo do qual Portimão honrará as suas raízes e repensará a própria história, sempre com um olhar assertivo rumo ao futuro.

Mais Artigos