Comunidade de escaladores promove limpeza costeira em Sagres

No próximo dia 4 de novembro, a partir das 10h, irá decorrer uma Ação de Limpeza em Sagres, no Forte do Beliche, co-organizada por diversas entidades promotoras de escalada a nível regional e nacional. A área de intervenção desta primeira ação será a encosta oriental que se segue à Fortaleza do Beliche (de quem vem de Sagres), também conhecida pelos locais como o Pontal Gordo, onde se tem observado ao longo dos últimos anos um aumento acentuado da acumulação de lixo.

O objetivo primordial desta ação é juntar a comunidade de escaladores com as entidades públicas e privadas, as associações locais e o público em geral numa ação conjunta para remoção do muito lixo acumulado no topo de algumas das arribas mais emblemáticas de Sagres, onde se pratica a escalada em rocha.

É também objetivo a sensibilização de todos os envolvidos para os benefícios da escalada não só como motor de desenvolvimento para a economia local mas também para a preservação do meio natural e para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável dos seus cidadãos. 

As inscrições para esta ação, que decorrerá entre as 10h e as 18h, devem ser feitas através do formulário disponível em https://bit.ly/SagresSemLixo ou pelo e-mail vertigoclube@gmail.com.

Está previsto um almoço convivo, entre as 13h30 e as 15h, no qual o artista plástico Xicogaivota irá marcar presença e criar, a partir do lixo recolhido, uma peça artística.

Esta ação é uma iniciativa do Clube de Escalada Vertigo co-organizada em parceria com o Vertical – Núcleo de Escalada da ADR, a AMEA – Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve, o SAFE – Aventuras Verticais e a Yupik Outdoor Store. Conta com o apoio do Município de Vila do Bispo, o artista Xicogaivota, a Federação Portuguesa de Escalada de Competição e a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e tem patrocínio do Vertigo Rocódromo Lisboa.

Mais Artigos