Segundo o relatório do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, o novo coronavírus, Covid-19, apresenta no dia 21 de Maio de 2020, em Portugal, a seguinte evolução:
– Total de casos confirmados acumulados – 29.912 (mais 252 casos do que no dia 20 de Maio de 2020)
– Recuperados – 6.452 (o mesmo número do dia 20 de Maio de 2020)
– Internados – 608 (menos 01 do que no dia 20 de Maio de 2020)
– 92 em Unidades de Cuidados Intensivos (menos 01 do que no dia 20 de Maio de 2020)
– Suspeitos – 303.811 desde 01/01/2020 (mais 2.586 casos do que no dia 20 de Maio de 2020)
– Óbitos – 1.277 (mais 14 do que no dia 20 de Maio de 2020)
ALGARVE
Volta a aumentar o número de pessoas infetadas
O total de casos de infeção acumulados na região algarvia, pelo menos no relatório apresentado pela Direção-Geral da Saúde, é agora 357 (mais um do que no dia 20 de Maio de 2020).
Total de Óbitos – 15
Os casos conhecidos são:
– 1 em Portimão
– 1 em Quarteira, no concelho de Loulé
– 5 em Boliqueime, no concelho de Loulé
– 1 no concelho de São Brás de Alportel
– 2 em Vila Real de Santo António
– 2 no concelho de Albufeira
– 2 no concelho de Lagoa
Loulé continua na frente ao nível de recuperações
Casos de recuperação no Algarve:
– 59 no concelho de Loulé
– 51 no concelho de Albufeira
– 42 no concelho de Faro
– 34 no concelho de Portimão
– 22 no concelho de Tavira
– 13 no concelho de Vila Real de Santo António
– 10 no concelho de Silves
– 09 no concelho de Olhão
– 06 no concelho de Lagoa
– 04 em Lagos
– 02 no concelho de Castro Marim
– 01 no concelho de Monchique
– 01 no concelho de São Brás de Alportel
Casal residente em Tunes, no concelho de Silves, está infetado
Loulé continua a ser o concelho que regista o maior número de casos confirmados acumulados desde o início da pandemia no Algarve, num total de 89, seguido de Albufeira, com 75. As informações recolhidas indicam nas posições seguintes Faro (53), Tavira (33) e Silves (21). Neste concelho foram detetados dois casos positivos do novo coronavírus a um casal residente na Urbanização do Olival, em Tunes, revela o executivo da União de Freguesias de Algoz e Tunes, presidido por Sérgio Antão, em comunicado na página da autarquia no ‘Facebook’. O homem está agora em isolamento, fazendo a recuperação domiciliária na sua habitação em Tunes, enquanto que a mulher se encontra numa habitação localizada em Silves. A família do casal “e contactos próximos estão identificados, tendo sido feitos testes, até à data todos negativos”, acrescenta o comunicado do executivo da União de Freguesias de Algoz e Tunes.
Já Vila Real de Santo António mantém 17 casos confirmados acumulados, Olhão (12) e Lagoa (10). Portimão, recorde-se, passou a contar com 03 doentes cujos testes revelam positivo, indica a Câmara Municipal. Castro Marim já tem recuperados os 02 casos de infeção que havia no concelho. E em Lagos também já não existem casos ativos, estando recuperados os 04 doentes registados. O concelho de São Brás de Alportel passou a constar das estatísticas divulgadas pela Direção-Geral da Saúde, com 03 casos de infeção. No concelho de Monchique está recuperado o único caso de infeção registado. Os concelhos de Alcoutim, Vila do Bispo e Aljezur continuam a não registar qualquer caso relacionado com Covid-19 até ao momento.
Recorde-se que o Boletim Epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde indica, apenas, o “total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 80 por cento dos casos confirmados.” Quando os casos confirmados são “inferiores a três, por motivos de confidencialidade, os dados não são apresentados”. Daí poder existir desfasamento entre números apresentados.
Autor: José Manuel Oliveira