Comitiva do município turco de Bayrakli visita Portimão no âmbito do projeto “Town Twinning Turkey and EU”

Cerca de 120 alunos participam num bootcamp ligado à criação de um “BiomaterialKIT” para reutilização sustentável de restos alimentares.

No âmbito do projeto “Town Twinning Turkey and EU”, Portimão vai receber entre 15 e 17 de fevereiro a visita de uma comitiva do município turco de Bayrakli, visando estreitar laços institucionais e partilhar boas práticas entre as duas autarquias, que deverão assinar em breve um protocolo de parceria e geminação.

A comitiva, liderada pelo presidente da autarquia turca, Serdar Sandal, vai ser recebida na manhã de 15 de fevereiro pela presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes, visitando na tarde desse dia a sede da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, onde conhecerá os projetos desenvolvidos atualmente, com ênfase nos biorresíduos e na água.

Na manhã do dia 16, a delegação visitará o Museu de Portimão, estando previsto um passeio em barco solar, enquanto a tarde será preenchida por uma deslocação a Alvor, focada sobretudo no Centro Interpretativo do Salva-vidas e no passadiço que serve a ria.

Por fim, a manhã de 17 de fevereiro será ocupada pela visita à exploração viveirista a funcionar no Vale da Lama, para assistir ao modo de funcionamento de um “BiomateralKIT”, com recurso a cascas de ostra e outros restos de comida, no sentido de transformar esses elementos, reutilizando-os de forma sustentável.

Bootcamp pela reutilização e a sustentabilidade

Esta experiência prática e pedagógica, que visa uma adequada utilização de biomateriais e sua reintegração no ciclo económico circular, serve de mote para o bootcamp que, entre 19 e 23 de fevereiro, envolverá quatro turmas do Agrupamento de Escolas da Bemposta e duas do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, num total de cerca de 120 alunos do Ensino Secundário.

O bootcamp, que está relacionado com o projeto “Town Twinning Turkey and EU”, permitirá aos alunos desenvolverem experiências centradas em processos de design participativo e de cocriação, abordando temáticas como a sustentabilidade, a circularidade, o ambiente, a natureza positiva, o biodesign e os biomateriais, entre outras, sob orientação e liderança de uma equipa de professores do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.

Segue-se ao bootcamp deste mês uma ação de sensibilização no dia 15 de maio e dirigida à comunidade portimonense, sendo que, entre estes dois momentos, os alunos terão oportunidade de submeter a concurso os seus projetos de “BiomateralKIT”, estando a ser planeada uma exposição final em outubro de 2024.

Mudança urgente de comportamentos

O projeto “Town Twinning Turkey and EU”, liderado pelos Municípios de Portimão e de İzmir Bayraklı, em parceria com o ISMAT e a Universidade de Economia de Izmir, foi iniciado em 1 de novembro de 2023, e tem a duração de um ano e o valor de 115,955.52 euros, destinando-se a ativar o “BiomaterialKIT” nas escolas e nas comunidades envolvidas.

Em Portimão, este projeto conta com a participação de cem alunos da EBS Bemposta e da Escola Secundária Poeta António Aleixo, além de 50 professores ‘stakeholders’ dos diferentes agrupamentos do concelho e de vários agentes da comunidade.

O propósito é a criação de metodologias e práticas para contexto letivo, a integração destas matérias em projetos aplicados, ações de integração na comunidade e o desenvolvimento de estratégias, planos e roteiros locais relativos às alterações climáticas e à sustentabilidade, no sentido de mudar radicalmente comportamentos e desacelerar o processo de destruição do planeta.