Desde que foi constituída, em 2021, que a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) se reúne mensalmente e ontem, 26 de outubro, foi a vez de Tavira receber o grupo de trabalho. Esta é uma prática que a Comissão pretende implementar, a descentralização de algumas destas reuniões pelos municípios que integram o PNRF (Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António).
A reunião deste mês decorreu com o apoio e parceria do Município de Tavira, no Salão Nobre da Câmara Municipal. O encontro de trabalho foi precedido de uma visita à Camera Obscura – Tavira Eye, onde se encontra patente a exposição fotográfica “RIA FORMOSA – Uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal”, composta por fotografias de quatro apaixonados pela Ria Formosa: Ana Gouveia, José Manuel Palma Gonçalves, Juana Martín e Mário Rui Gouveia. A exposição pode ser visitada até ao dia 24 de novembro.
A Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) pretende imprimir uma dinâmica de gestão de proximidade, em que diferentes entidades colocam ao serviço da área protegida o que de melhor têm para oferecer no quadro das suas competências e atribuições, pondo em prática uma gestão participativa, colaborativa e articulada, nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação.
A Comissão é presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro (representante dos municípios) e integra representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); da Universidade do Algarve; da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA); do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA); da Região de Turismo do Algarve (RTA) e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve. Funciona com a colaboração de uma Estrutura de Apoio que garante o apoio técnico e que inclui representantes destas entidades e da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).
Mais informações em https://amal.pt/atividades/ambiente/areas-protegidas/cogestao-do-parque-natural-da-ria-formosa
Sobre a AMAL
A AMAL, Comunidade Intermunicipal do Algarve, é uma pessoa coletiva de direito público e natureza associativa, formada pelos 16 Municípios do Algarve – Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António. Foi constituída a 13 de março de 1992 e tem como missão potenciar o desenvolvimento dos municípios e reforçar e promover a identidade da Região do Algarve, mediante a articulação de interesses e criação de sinergias. A AMAL é constituída pelos seguintes órgãos: Assembleia Intermunicipal, Conselho Intermunicipal e Secretariado Executivo Intermunicipal.