Comboio atinge mortalmente veado em zona de mato a 12 quilómetros de São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, e circulação sofre atraso de três horas no Algarve

Entre  os  passageiros  não  houve   feridos.  Já  “o  animal,  de grande  porte,  ficou  partido  em  duas   partes,  com  uma  a saltar  para  um  lado  e  outra  a  ficar   enrolada   debaixo  do comboio,  rompendo   mangueiras  da   entrada  de  ar  da locomotiva”,  contou,  ao  Litoralgarve,  um  passageiro  que  seguia   em   direção  ao   Algarve.

Um comboio Intercidades, proveniente da estação do Oriente, em Lisboa, na segunda-feira, dia 08 de Novembro de 2021, com destino a Faro, atingiu mortalmente um veado que se atravessou na linha férrea, por volta das 20h20, na zona de Ramos, a cerca de 12 quilómetros de São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, tendo obrigado a atrasar a circulação durante mais de três horas.

Não houve feridos entre os passageiros. Já “o animal, de grande porte, ficou partido em duas partes, com uma a saltar para um lado e outra a ficar enrolada debaixo do comboio, rompendo mangueiras da entrada de ar da locomotiva”, contou, ao Litoralgarve, quem vinha para o Algarve.

“Estivemos  cerca   de   dez   minutos sem   saber   o   que   se   passava”

“A viagem decorria normalmente e de repente ouvimos um barulho, o comboio parou e estivemos durante cerca de dez minutos sem saber o que se passava. Mesmo assim, o ambiente manteve-se sempre muito calmo. Entretanto, um revisor veio comunicar-nos o que tinha acontecido, o acidente com um veado, e nós tivemos de ficar na última carruagem, parada, à espera do transbordo por parte de um comboio regional, acionado para o efeito”, descreveu, ao nosso Jornal, um passageiro que preferiu o anonimato. “Estávamos numa área de mato, na zona de Ramos, sem estação e ainda longe de São Bartolomeu de Messines, e nada se via”, acrescentou.

“Vários   jovens   ajudaram    idosos   à    mudança”   no   transbordo    para   um   comboio    regional,   operação   que  demorou    meia-hora  

Quando um comboio regional ali chegou para proceder ao transbordo dos passageiros que seguiam para as zonas do barlavento, até Lagos, e sotavento, em direção a Faro e Vila Real de Santo António, “vários jovens ajudaram idosos à mudança”. A operação demorou cerca de 30 minutos. “Se eu consigo, também vocês conseguem”, dizia um deles para outro passageiro. Já em Tunes, no concelho de Silves, houve outro transbordo, este normal, para quem seguia em direção a Lagos.

O comboio Intercidades partiu da estação do Oriente, em Lisboa, pelas 18h30 horas e devia ter chegado a Faro às 20.20 horas. Na sequência do acidente que matou o veado e a operação de transbordo dos passageiros na zona de Ramos, freguesia de São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, o comboio regional, que o substituiu, acabou por chegar pelas 23.30 horas, ou seja, com um atraso de cerca de três horas a Faro.

José Manuel Oliveira

Foto: Arquivo