Comandante dos Bombeiros de Vila do Bispo descreve, ao ‘Litoralgarve’, estado do treinador e autarca de Sagres, após ataque cardíaco num jogo de futebol: “Não falava, não ventilava. Houve episódios de reversão da situação e depois voltava como estava”

Meios de socorro foram reforçados, através de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), de Lagos, e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), de Portimão. Contudo, o óbito acabou por ser declarado já no Hospital de Faro, depois um trajeto durante dezenas de quilómetros, com sucessivas manobras RCP para tentar salvar Clésio Ricardo, de 47 anos, de uma paragem cardio-respiratória.

José Manuel Oliveira

“Recebemos o alerta pelas 19h.34m. de sábado, através do 112 [número de emergência nacional] e, de imediato, saíram do nosso quartel dois veículos [um dos quais uma ambulância de socorro] e seis operacionais. Quando os nossos meios chegaram ao Campo de Futebol Municipal de Vila do Bispo, deparámo-nos com uma situação de paragem cardio-respiratória. [A vítima] não falava, não ventilava e chegou a ter pulso. Houve episódios de reversão da situação e, depois, voltava [ao ponto] como estava”.

Estava a orientar a equipa de futebol de veteranos do Clube Recreativo Infante de Sagres num jogo frente à do Internacional Clube de Almancil, do concelho de Loulé, no Campo Municipal 1º. de Maio, em Vila do Bispo, quando se sentiu mal e caiu para um lado

Foi desta forma que o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, Emerson Gomes, descreveu, em declarações ao ‘Litoralgarve’, os primeiros momentos a seguir ao ataque cardíaco sofrido por Clésio Patrício Moreira Ricardo, de 47 anos de idade, presidente da Junta de Freguesia de Sagres e treinador de futebol do Clube Recreativo Infante de Sagres, ao início da noite de sábado, 12 de Outubro de 2024, quando orientava a sua equipa num jogo de veteranos frente à do Internacional Clube de Almancil, do concelho de Loulé, no campo municipal de Vila do Bispo. Ao que foi possível apurar, Clésio Ricardo caiu para um lado ao sentir-se mal durante o jogo.  

INEM disponibilizou apoio psicológico a familiares e outras pessoas que se encontravam no campo de futebol de Vila do Bispo, onde Clésio Ricardo sofreu um ataque cardíaco

Em face da gravidade da situação registada, foram reforçados “meios externos”, concretamente uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), de Lagos, e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), de Portimão. Célsio Ricardo acabou por ser transportado para o Hospital de Faro, num trajeto ao longo do qual os operacionais tentaram sucessivas manobras de reanimação “RCP”, como referiu, ao nosso Jornal, o comandante dos Bombeiros de Vila do Bispo. Contudo, o óbito foi declarado naquela unidade do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA). Antes, porém, “o INEM disponibilizou apoio psicológico” a familiares e outras pessoas que se encontravam no campo de futebol de Vila do Bispo, onde Célsio Ricardo entrou em paragem cardiorrespiratória, acrescento Emerson Gomes.

Natural de Sagres, foi eleito presidente da Junta de Freguesia local, nas últimas eleições autárquicas, em 2021, pelo Grupo de cidadãos independentes «Somos Pelo Concelho de Vila do Bispo»

Eleito presidente da Junta de Freguesia de Sagres, numa lista de cidadãos independentes do Grupo «Somos pelo Concelho de Vila do Bispo», cargo que passou a exercer no dia 09 de Outubro de 2021, Clésio Ricardo, natural daquela localidade, movimentava-se em cadeira de rodas, por ser paraplégico, devido a uma intervenção cirúrgica que correu mal. A paixão pelo futebol e a motivação transmitida pela população de Sagres levou-o a ser treinador, nomeadamente, de equipas de formação do clube local.

Três dias de luto, com a bandeira do município de Vila do Bispo a meia-haste, até terça-feira, 15 de Outubro, por decisão da presidente do executivo camarário, Rute Silva

Já a presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, socialista Rute Silva, anunciou três dias de luto neste concelho, com a bandeira do município colocada a meia-haste, até à terça-feira, dia 15 de Outubro de 2024.

O ‘Litoralgarve’ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Clésio Patrício Moreira Ricardo, como referimos, treinador de futebol do Clube Recreativo Infante de Sagres e presidente da Junta de Freguesia local, desde Outubro de 2021.

(Em actualização)