Circo acrobático e concerto de homenagem a Manuel Teixeira Gomes marcam em julho programação do centenário da cidade de Portimão

No âmbito das celebrações do centenário da elevação de Portimão a cidade, o mês de julho vai ser marcado pelo espetáculo de circo acrobático “Arrêt D’Urgence” e pelo concerto “Manuel Teixeira Gomes e a Odisseia Mediterrânea”, sem esquecer os encontros literários “Verão Azul”, a programação musical “Manuel Teixeira Gomes e a Produção Artística nos Alvores do Século XX” ou a “Noitada – Festival de Luz, Arte e Cultura”, entre muitas outras imperdíveis propostas.

A partir das 22h00 de 18, 19 e 20 de julho, a companhia francesa Akoreacro protagonizará na zona ribeirinha de Portimão o espetáculo circense “Arrêt D’Urgence”, de acesso livre, onde “nada corre como planeado”, segundo a sinopse, nem nas acrobacias, nem nas corridas de velocidade, beat box e techno, “com muitas chamas à mistura”, tanto mais que “os dois alegres apresentadores (que, por vezes, também estão a arder) não sabem para onde se virar.”

Mas não é preciso entrar em pânico, já que está tudo sob controlo nesta delirante diversão, integrada nas propostas artísticas que a Lavrar o Mar – Cooperativa Cultural idealizou para evocar os cem anos da cidade, ao abrigo de uma parceira estabelecida com o Município de Portimão.

Também na noite de 20 de julho, o grande auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe a partir das 22h00 o espetáculo “Manuel Teixeira Gomes e a Odisseia Mediterrânea”, sob direção musical de Pedro Jóia, músico com raízes familiares nesta cidade.

O espetáculo musical e visual evoca as viagens levadas a cabo pelo ilustre portimonense – responsável direto pela elevação de Vila Nova à categoria de cidade – ao longo da bacia do Mediterrâneo e a influência que as mesmas tiveram no universo criativo do grande homem da Primeira República e das letras lusas, contando com as atuações de Pedro Jóia na guitarra e do Quarteto Arabesco.

No que diz respeito à literatura, faz parte da evocação centenária a quarta edição dos encontros literários “Verão Azul”, marcados para os quatro sábados do mês de julho no Jardim 1º de Dezembro, sempre a partir das 18h30.

O tema deste ano, moderado por Carlos Vaz Marques, vai ser “Todas as Cidades São (também) Cidades Imaginárias”, participando os seguintes escritores: Matilde Campilho e Susana Moreira Marques (6 de julho); Afonso Cruz e Joana Bértholo (13 de julho); Francisco José Viegas e Gonçalo M. Tavares (20 de julho); Lídia Jorge e Ana Margarida de Carvalho (27 de julho).

Quanto à música erudita, o Grupo Coral Adágio/Academia de Música de Portimão organiza o programa “Manuel Teixeira Gomes e a Produção Artística nos Alvores do Século XX”, que visa homenagear os gostos e o tempo do confesso amante de artes, propondo entre 16 e 28 de julho saraus culturais pela cidade, com a participação de cantores de nomeada, uma gala lírica na Alameda da República, a apresentação da ópera “Soror Mariana”, uma conferência sobre a vida e obra do compositor brasileiro Júlio Reis e a apresentação do monólogo “Manifesto Anti-Dantas”, de Almada Negreiros.

Outro dos grandes destaques desta agenda especial pertence ao “Noitada – Festival de Luz, Arte e Cultura”, cuja primeira edição se realiza em 26 e 27 de julho, numa parceria entre a NewSheet e o Município de Portimão.

Intervenções artísticas em 20 pontos distintos da cidade, desde palcos de música e obras de arte, até ruas interativas, insufláveis de 12 metros de altura e luz por todo o lado, prometem surpreender toda a gente, para o que os promotores contam com os contributos das associações e dos talentos locais.

Para além da programação específica do centenário da cidade, outros momentos altos merecem referência, como o arranque do projeto de dinamização do comércio Quintas-Feiras ao Luar (4, 11, 18 e 25 de julho), mais uma edição do Lota Cool Market (24 a 28 de julho), a abertura do Festival da Sardinha, que este ano começa a 30 de julho, ou o regresso da World Press Photo à antiga Lota, que exporá a partir de 28 de julho as melhores imagens do fotojornalismo mundial referentes a 2023.

Mais informações sobre a programação centenária do mês de julho podem ser consultadas em: https://tinyurl.com/JULHO-Portimao-Centenario