Ciclo “Protagonistas da Nossa História” releva transformações em Albufeira no pós-revolução’74

Em colaboração com as Juntas de Freguesia, o Município de Albufeira apresenta “Protagonistas da Nossa História”. Trata-se de um ciclo de conversas entre os profissionais da História do concelho e cidadãos de cada Freguesia sobre as memórias e as transformações na sociedade albufeirense. O evento acontece às 21h00, todos os sábados de maio, no Salão das Juntas de Freguesia do concelho. A primeira sessão é já no próximo dia 4, em Paderne, com Domingos Coelho. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Todos os sábados do mês de maio, às 21h00, vão ser dedicados à História de Albufeira. No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Município de Albufeira em parceria com Juntas de Freguesia apresentam um ciclo de conversas íntimas entre os profissionais da História do concelho e os cidadãos. Sob o título “Protagonistas da Nossa História”, o momento pretende que os “nossos” historiadores convidem albufeirenses a partilhar as suas vivências e experiências de uma época, demonstrando com objetos, cartas, recortes de jornais e fotografias, acontecimentos marcantes na história local e as principais transformações em Albufeira com a “Revolução dos Cravos”.

A primeira sessão arranca no dia 4, na junta de Freguesia de Paderne, com Domingos Coelho. A 11 de maio, Adriano Ferrão modera a conversa, na Junta de Freguesia da Guia. No sábado seguinte, dia 18, o evento vai ser na Junta de Freguesia de Olhos de Água, com Maria José Leote, e Bruno Carvalho encerra o ciclo, na Junta de Freguesia de Ferreiras, no dia 25.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, garante que “esta iniciativa dedicada à história local e do país é, com toda a certeza, uma oportunidade para refletir sobre o passado, compreender o presente e vislumbrar o futuro, no ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, uma data com um profundo significado histórico e que revolucionou a democracia e os direitos fundamentais em Portugal.”

Em cada sessão será oferecido o livro ”Um sopro de Liberdade – Albufeira 1974-2024”, editado pelo Município de Albufeira.

Não perca a oportunidade de fazer parte deste momento, onde o passado se encontra com o presente, e as histórias ganham vida pelas vozes daqueles que as viveram.

Mais Artigos