Central de Compras da AMAL permite poupança de 1,6 milhões de euros aos municípios

Nos últimos quatro anos, os municípios contrataram bens e serviços, através da Central de Compras da AMAL, no valor de 36 milhões de euros e estima-se que tenham obtido uma poupança global de 1,6 milhões de euros. Pioneira na dinamização de estruturas centralizadoras de competências aquisitivas, a Central de Compras completa, este ano, 14 anos de atividade.

A Central de Compras da AMAL (CC-AMAL) tem permitido aos municípios, juntas de freguesia e empresas municipais do Algarve terem acesso a vários serviços, que resultam em evidentes benefícios processuais e financeiros. Entre as diversas soluções prestadas pela CC-AMAL, e que permitem facilitar a atividade das autarquias, estão processos relacionados com os acordos-quadro, as negociações centralizadas e as ferramentas de suporte ao processo pré-contratual.

As entidades que aderem à Central de Compras beneficiam de metodologias mais eficientes, menos litigantes e mais simplificadas, o que se traduz num benefício considerável face ao crescente volume de procedimentos que as estruturas de contratação pública das autarquias enfrentam. A CC-AMAL também coloca à disposição dos municípios aderentes o acesso à sua plataforma, que permite a consulta à documentação suporte dos acordos-quadro em vigor, assim como a realização de procedimentos de ajuste direto e consulta prévia, possibilitando, a essas entidades, a concretização destas ações de uma forma mais eficiente e segura.

No ano passado, a Central de Compras da AMAL continuou a ter como atividade principal a celebração de acordos-quadro de bens ou serviços, através dos quais são estabelecidas as condições base de fornecimento de bens ou prestação de serviços. Mais concretamente, preços máximos, critérios de adjudicação e requisitos técnicos a ter em conta nos contratos entre os fornecedores selecionados e as entidades aderentes.

Atualmente, encontram-se em vigor os seguintes acordos-quadro: Combustíveis rodoviários; Contadores e caudalímetros de água e sistemas de telemetria; Refeições escolares; Aluguer operacional de veículos Elétricos e híbridos; Eletricidade em regime de mercado livre e Papel para fotocópia e impressão. Em fase de elaboração estão já os acordos-quadro relacionados com: Pequenas empreitadas; Prestação de serviços e fornecimento de consumíveis de higiene e limpeza e Serviços de vigilância e segurança.

Mais Artigos