CDU sauda a população de Barão de São João

No passado dia 28 de novembro de 2022, no Centro Cultural de Barão de São João com casa cheia, reuniu a Assembleia Municipal de Lagos para votar a proposta de desagregação da União de Freguesias de Bensafrim e B.S. João.

A reunião iniciou-se com o período de intervenção do público, com três fregueses a pedirem a palavra para anunciar o seu apoio à referida desagregação, em que se chegou a afirmar que a CDU está de parabéns pela dinamização desta luta, nomeadamente pelo papel que teve no Movimento Criação das Freguesias, que já possibilitou o recenseamento de quase 100 novos eleitores em B.S. João e que que esteve na origem da proposta que ali se votou.

Foi neste ambiente que a CDU apresentou uma “Saudação ao Povo de Barão de São João”, em que estacou várias lutas travadas por esta população ao longo do tempo:

– a própria construção daquele Centro Cultural, a seguir à Revolução;

– o primeiro e até hoje único boicote às urnas registado no concelho, em protesto contra a intenção da Câmara em instalar na Freguesia a lixeira municipal;

– protestos realizados, em 2010, contra a decisão do então Governo PSD/CDS, com o apoio da Câmara, que encerrou a escola primária;

– luta contra o encerramento do polo do Centro de Saúde;

– e ainda a luta contra o encerramento da Ludoteca e as tentativas de encerramento do polo de leitura.

Quanto à reconquista da Freguesia, a CDU lembrou que logo em 2011, ano da agregação das freguesias, a população levou a cabo um abaixo-assinado que recolheu 266 assinaturas, que culminou numa proposta enviada à Assembleia da República, tendo sido rejeitada pelos deputados do PSD e do CDS, então em maioria.

Afirmando que espera que a desagregação seja uma realidade aquando das eleições autárquicas em 2025, a CDU lembrou ainda que este problema já poderia ter sido resolvido “não só nas eleições […] de 2017 mas também nas de 2021, ano em que novamente o Partido Comunista Português apresentou na [AR] mais uma proposta nesse sentido”, tendo sido novamente rejeitada, desta vez com os votos do PS, PSD, CDS, Iniciativa Liberal e Chega.

Após o que, antes da aprovação – por unanimidade e aclamação – da proposta para a desagregação da União de Freguesias de B.S.João e Bensafrim, a CDU saudou “as populações em luta pela reposição das freguesias, o Movimento Criação da Freguesia e todos os autarcas que agora se posicionam ao lado das populações nesta luta”.

PUBLICIDADE