Castro Marim celebra São Martinho com magustos por todo o concelho

Celebrado no dia 11 de novembro, o Dia de São Martinho é geralmente celebrado com os tradicionais magustos e em Castro Marim não é exceção. Por todo o concelho, decorrem os preparativos para provar as primeiras castanhas e o novo vinho – no dia 11 de novembro em Castro Marim, no dia 12 de novembro em Odeleite e no dia 13 de novembro em Altura e Alta Mora. 

Em Castro Marim o Dia de S. Martinho é celebrado no coração da vila. Com as castanhas assadas e a jeropiga, a Praça 1º de Maio acolhe, a partir das 16h00, um animado baile pelo músico Zé Aníbal e, pelas 20h00, a atuação do Rancho Folclórico do Azinhal. 

No dia seguinte, 12 de novembro, é a vez de se provarem as castanhas e a jeropiga em Odeleite, a partir das 15h00. Este convívio será animado pelo Duo Reflexo.

Em Altura, as celebrações acontecem no dia 13 de novembro, com a “Feirinha da Castanha”, que abre pelas 10h00, junto ao Mercado Municipal. A partir das 14h00, música com Silvino Campos e, pelas 16h00, atuação do Grupo Etnográfico St. António de Arenilha.

Por sua a vez, a Alta Mora acolhe o XVII Convívio de S. Martinho com o conhecido passeio pedestre, que inaugura os festejos. Encontram-se abertas as inscrições para o passeio pedestre + almoço, através do email arcdaa@gmail.com, sendo necessário o envio dos seguintes dados: nome, nº de CC/BI e data de nascimento. Segue-se depois o tradicional magusto e baile com Duo Reflexo, a partir das 14h00. Paralelamente decorre o Mercadinho de S. Martinho, onde poderá comprar alguns dos melhores produtos locais, como mel, pão, queijo e artesanato.

Os convívios de S. Martinho são iniciativas apoiadas pela Câmara Municipal de Castro Marim e organizadas pela Junta de Freguesia de Castro Marim, Junta de Freguesia de Odeleite e Associação Social da Freguesia de Odeleite, Junta de Freguesia de Altura e Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA).