Câmara Municipal de Vila do Bispo foi distinguida, no Índice de Presença na Internet

A Câmara Municipal de Vila do Bispo foi distinguida, no Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC), com o 1º lugar no ranking que premeia a disponibilização de conteúdos e a sua atualização no site institucional da autarquia.

Os resultados desta avaliação que tem como base um estudo conjunto entre a Universidade do Minho, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV), obtidos em dados referentes a 2021, foram conhecidos na passada terça-feira, 20 de dezembro, numa sessão pública que decorreu na Universidade do Minho, em Braga, e tem como objetivo retratar o estado da modernização Web das câmaras municipais e o nível da sua relação eletrónica com os munícipes.

Neste estudo foram analisados os sítios Web dos 308 municípios em função de quatro grandes critérios, nomeadamente: critério 1: conteúdos – tipo e atualização; critério 2: acessibilidade, navegabilidade e a facilidade de utilização; critério 3: serviços online; critério 4: participação.

Na avaliação do critério conteúdos: tipo e atualização, onde Vila do Bispo foi classificada em 1º lugar, entraram em linha de conta seis indicadores: informação da autarquia; informação do município; informação de gestão da autarquia; informação sobre os serviços municipais; instrumentos de gestão territorial; datas de realização de reuniões de Câmara; e outra informação, que permitiram avaliar os conteúdos disponibilizados bem como a atualização dos mesmos.

Esta foi a 11ª edição do IPIC, que foi criado pelo (GÁVEA) – Observatório da Sociedade da Informação, ligado à Escola de Engenharia da Universidade do Minho e tem como objetivo analisar a presença online dos municípios nacionais. A iniciativa vem também no seguimento da resolução do Conselho de Ministros 22/2001, que defende uma avaliação regular dos sites dos organismos da administração direta e indireta do Estado.

Mais Artigos