Café Memória Portimão passa a ser ponto de encontro mensal para pessoas com demência

Projeto tem início a 10 de setembro.

No próximo dia 10 de setembro arranca em Portimão o projeto Café Memória, no seguimento do protocolo assinado em maio passado entre o Município local, a Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra, visando a operacionalização na cidade de um espaço de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores.

O Café Memória funcionará numa sala do Museu de Portimão sempre no segundo sábado de cada mês, entre as 10h30 e as 12h30, com participação gratuita e sem ser necessária inscrição prévia, bastando aos interessados aparecer no local.

O projeto tem início no mês em que se assinala o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, celebrado a 21 de setembro, e possibilitará a partilha de experiências e suporte mútuo, proporcionando um ambiente acolhedor, reservado e seguro, no qual é facilitada a interação e oferecido apoio emocional e informação útil, além de ser promovida a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, em contexto informal.

A missão do Café Memória consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

Iniciado em abril de 2013 enquanto projeto-piloto, o Café Memória foi alargando o seu alcance a várias regiões do país durante a última década, no sentido de sensibilizar a comunidade para a problemática das demências e envolvê-la na prática do voluntariado, diminuindo deste modo o estigma associado a esta vertente da saúde mental.

Promover a saúde e prevenir a doença

A Sonae Sierra e a Alzheimer Portugal – instituição referência no nosso país no que toca à promoção dos direitos e prestação de cuidados e apoios especializados às pessoas com demência – são as entidades promotoras da iniciativa, ao passo que o Município de Portimão reforça com este projeto as suas competências de promoção da saúde e prevenção da doença.

O Núcleo do Algarve da Associação Alzheimer Portugal tem sede em Portimão e disponibiliza dois gabinetes de apoio da demência, um nesta cidade e o outro em Lagoa, promovendo diversas atividades, com destaque para a ação “Musical(Mente)”, que desde fevereiro passado estimula pela música as pessoas com demência e os seus cuidadores e familiares.

O Gabinete de Apoio na Demência de Portimão, localizado na Urbanização do Pimentão, Lote 2-cave, situada nos Três Bicos, funciona mediante marcação prévia de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30, podendo ser contactado pelo número de telemóvel 965 276 690 ou pelo email geral.algarve@alzheimerportugal.org

Mais Artigos