O equipamento de parapente do homem, de 29 anos de idade, foi encontrado na água por um popular que alertou as autoridades.
José Manuel Oliveira
Prosseguem a partir das 07h.30m. desta terça-feira, dia 01 de Abril de 2025, por terra e mar, as operações de buscas para encontrar o praticante de parapente, ao que se sabe, de 29 anos e nacionalidade francesa, desaparecido na tarde de domingo, 30 de Março, junto à Praia das Furnas, no concelho de Vila do Bispo.
Embarcação Salva-Vidas da Estação de Sagres do Instituto de Socorros a Náufragos, elementos da Polícia Marítima, Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo e um drone da Proteção Civil de Lagos envolvidos nas operações

Nessa altura, pelas 17h.20m., um popular alertou as autoridades para o facto de se encontrarem na água equipamentos destinados à prática de parapente, nomeadamente um capacete e um colete. Tal situação levou o Comandante do Porto e do Comando-Local da Polícia Marítima de Lagos, Hugo Filipe Bravo da Guia, também responsável por aquela área da Costa Vicentina, a mobilizar para o local a embarcação Salva-Vidas da Estação de Sagres do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e os Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, que chegaram a contar, inicialmente, com 22 operacionais e oito meios terrestres, além de elementos da Polícia Marítima. Contudo, ao início da noite de domingo as buscas foram suspensas, sem ter sido encontrado o praticante de parapente. O equipamento visto por um popular na água foi recolhido pelas autoridades.
Já na segunda-feira, dia 31 de Março, as buscas contaram com três viaturas, duas da Polícia Marítima de Lagos e uma dos Bombeiros de Vila do Bispo, a que se juntou um drone da Proteção Civil de Lagos.
Veículo estacionado na zona permite identificar o homem desaparecido
Entretanto, foi encontrada, naquela zona do concelho de Vila do Bispo, uma viatura que as autoridades confirmam pertencer ao praticante de parapente desaparecido. Enquanto decorrem as operações de busca para o encontrar, foram acionados elementos de um gabinete de Psicologia da Polícia Marítima, os quais estão em contacto com a família.
Junto a arribas, a Praia das Furnas é frequentada também por nudistas
Situada na freguesia de Budens, no concelho de Vila do Bispo, entre as zonas da Salema e da Figueira, a Praia das Furnas, rodeada de arribas e de beleza paisagística sobre o mar, tem perto de duzentos metros de comprimento e é um local frequentado também por naturistas. Não possui vigilância durante a época balnear.
(Em actualização)










