Bispo do Algarve visita o concelho de Lagos e a freguesia de Barão de São Miguel, no município de Vila do Bispo, de 24 de Junho a 02 de Julho, para melhor conhecer a realidade existente

Durante nove dias, o programa de Dom Manuel Neto Quintas inclui deslocações a lares de idosos, encontros com as comunidades e autarcas, eucaristias e procissões. Pelo meio, tem previsto contactos na sede dos Paraquedistas, Núcleo de Lagos, no quartel dos Bombeiros Voluntários e no Hospital desta cidade.

José Manuel Oliveira

O Bispo do Algarve, Dom Manuel Neto Quintas, visita o concelho de Lagos, de 24 de Junho a 02 de Julho, período em que manterá, também, encontros em Barão de São Miguel, já no município de Vila do Bispo.

De acordo um documento a que o ‘Litoralgarve’ teve acesso, o encontro pastoral principia no Lar de idosos da localidade de Barão de São João, da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, pelas 12h.30m. do dia 24/06/2023 (sábado). Às 15h.00 terá lugar uma eucaristia em Barão de São João, seguida de procissão e saudação das paróquias do concelho de Lagos ao Bispo do Algarve. Um convívio com a comunidade de Barão de São João, a partir das 19h.30m., encerrará o primeiro dia da visita de Dom Manuel Neto Quintas a esta zona do  barlavento algarvio.

No dia seguinte, domingo, 25/06/2023, pelas 09h.30m., está marcada uma eucaristia na Igreja da Luz e outra, às 11h.30m., na de São Sebastião, em Lagos. À tarde, com início pelas 17h.00, o programa contempla outra eucaristia, desta vez na localidade de Bensafrim, a que se seguirá, a partir das 19h.30m., um convívio com a comunidade local.

Almoço com utentes da NECI, na localidade da Luz, e visita ao Lar de Espiche

Já a 26/06/2023 (Segunda-Feira), às 09h.00, o Bispo do Algarve presidirá, na Luz de Lagos – Espiche, a uma oração com alunos do Colégio de São Gonçalo. A manhã será dedicada, por Dom Manuel Neto Quintas, ao encontro com os padres diocesanos jovens.

Pelas 13h.00, o programa inclui um almoço com utentes da NECI  – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso, associação particular de solidariedade social, no Salão da Luz, após o que está prevista, às 17h.00, uma visita ao Lar de Espiche da Santa Casa da Misericórdia, e outra à Sede dos Paraquedistas (Núcleo de Lagos). Uma eucaristia em Espiche, com início pelas 18h.30m., e um convívio com as comunidades da Luz, na Associação ABC, às 20h.00, assinalarão o final do terceiro dia desta visita do Bispo do Algarve ao concelho de Lagos.

Eucaristia e almoço/convívio em Barão de São Miguel

O programa de Dom Manuel Neto Quintas prossegue a 27/06/2023 (terça-feira), pelas 11h.00, com uma eucaristia em Barão de São Miguel (já no concelho de Vila do Bispo), e apresentação de cumprimentos, às 12h.15m., ao Executivo da Junta de Freguesia local, presidido pelo independente Alberto Encarnação, seguindo-se um almoço/convívio com a comunidade desta freguesia rural. Pelas 17h.00 terá uma visita ao Centro Social de Almádena (no concelho de Lagos), uma eucaristia nesta localidade, às 18h.30m., e, pouco depois, com início marcado para as 21h.30m., uma Jornada de Santidade em Ano de São Gonçalo, na Igreja de Santa Maria, na cidade lacobrigense.

Encontros com os autarcas das freguesias da Luz e de São Gonçalo de Lagos, a  que se seguirá um outro na Câmara Municipal de Lagos

A 28/06/2023 (quarta-feira), que marcará o oitavo aniversário da ordenação do padre Nelson Miguel Vieira Rodrigues, o dia do Bispo do Algarve começará, pelas 11h.00, com a apresentação de cumprimentos o Executivo da Junta de Freguesia da Luz, presidido pelo socialista João dos Reis. O mesmos atos terão lugar, às 15h.30m., na sede da Freguesia de São Gonçalo de Lagos, cujo Executivo é presidido pelo também socialista Carlos Saúde, e ao Executivo da Câmara Municipal de Lagos, sob a presidência de Hugo Pereira, igualmente do PS. Pelas 18h.30m. haverá uma eucaristia na Igreja de Santa Maria e, às 21h.15m., no mesmo templo, uma Celebração Penitencial para Crismados.

No dia 29/06/2023 (quinta-feira), Dom Manuel Neto Quintas deslocar-se-á, pelas 11h00, ao Lar de Bensafrim, e apresentará cumprimentos, às 12h00, ao Executivo da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, presidido pelo socialista Duarte Rio. Seguir-se-á uma eucaristia em Santa Maria, marcada para as 18h.30m., e pelas 21h00 um encontro com a Comissão para o Centro Paroquial.

Visitas ao lares de idosos Rainha Dona Leonor e José Filipe Fialho

Na sexta-feira, 30/06/2023, o Bispo do Algarve repartirá a sua ação pela cidade de Lagos, pela localidade do Sargaçal e por Barão de São Miguel, já no concelho de Vila do Bispo. Assim, pelas 10h.00 e 11h.00, estão agendadas visitas ao Lar de idosos Rainha Dona Leonor e ao Lar José Filipe Fialho, respetivamente, pertencentes à Santa Casa da Misericórdia de Lagos. Seguir-se-á, às 12h.00, uma visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagos, e pelas 16h.00, uma deslocação ao Hospital de Lagos, agora designado Terras do Infante. Dom Manuel Neto Quintas concluirá o dia com mais duas ações: uma eucaristia na povoação de Sargaçal, às 18h.30m., e “um convívio com todas as comunidades”, em Barão de São Miguel.

No dia 01/07/2023 (Sábado), pelas 11h.00, encontra-se previsto um “Encontro com Conselho Pastoral e Conselhos Económicos”, a que se seguirá almoço/convívio “com os Conselhos” referidos, na localidade da Luz. Já em Lagos, na Igreja de Santa Maria, o programa indica, às 16h.30m., um encontro com todas as crianças e famílias da catequese e, pelas 18h.30m., no mesmo templo, uma eucaristia “com administração do Crisma.”

Concentração no Parque da Cidade de Lagos, onde decorrerá o “Acolhimento dos Padroeiros das comunidades”, a 02 de Julho, pelas 10h.00

O Bispo do Algarve encerrará esta visita pastoral, no dia 02/07/2023 (Domingo), às 10h00, com uma concentração no Parque da Cidade, em Lagos, onde decorrerá o “Acolhimento dos Padroeiros das comunidades”, e uma eucaristia, pelas 10h.30m. , com todas as comunidades paroquiais para “celebração dos 525 anos da Santa Casa da Misericórdia de Lagos e tomada de posse dos Conselhos Paroquiais.”

Antes de regressar a Faro, Dom Manuel Neto Quintas ainda terá oportunidade de participar, pelas 12h.00, numa procissão com Padroeiros das Comunidades, e, por fim, às 15h.00, numa ação designada “Ultreia Diocesana” na localidade da Luz, seguida de Eucaristia.

“Um maior e melhor conhecimento da realidade envolvente, geográfica, social, cultural e económica”,  entre os objetivos desta visita pastoral

Entre os objetivos desta visita pastoral, destacam-se “uma maior aproximação do Bispo diocesano às comunidades cristãs que lhe foram confiadas, proporcionando, deste modo, a possibilidade de um melhor conhecimento e mais próximo e mútuo contacto.” Por outro lado, o documento a que o nosso Jornal teve acesso, aponta para “um maior e melhor conhecimento da realidade envolvente (geográfica, social, cultural e económica), com a recolha de informações úteis da parte do Bispo, para a transmissão, de modo mais concreto, da mensagem evangélica que lhe cabe anunciar.”

Trata-se de “uma oportunidade privilegiada das comunidades cristãs, com o respetivo Pároco, para realizarem uma revisão da sua ação pastoral, e para o Bispo diocesano os animar e estimular a prosseguir, com zero e criatividade, a sua missão evangelizadora”, acrescenta o documento.

Natural do concelho de Freixo de Espada à Cinta,  em Trás-os-Montes, Dom Manuel Neto Quintas tem 73 anos, é o mais novo de seis irmãos e tomou posse como Bispo do Algarve a 27 de Junho de 2004. É o 33º bispo desta diocese

Com 73 anos (nasceu no dia 27 de Agosto de 1949), Dom Manuel Neto Quintas é natural de Mazouco, do concelho transmontano de Freixo de Espada à Cinta, sendo o mais novo de seis irmãos. Os pais, Francisco Alberto Quintas e Julieta Neto, já faleceram. Frequentou o Seminário Padre Dehon, em Boavista, no Porto, da Congregação de Jesus (Dehonianos), tendo completado os estudos liceais, em 1968, no Instituto Missionário de Coimbra.

Concluído o liceu, fez o noviciado na Casa do Sagrado Coração de Jesus, em Aveiro. Frequentou os dois primeiros anos do curso de Filosofia e de Teologia no Instituto Superior de Estudos  Teológicos de Lisboa, entre 1969 e 1971. De 1971 a 1973 efetuou o estágio de vida religiosa nas missões da Congregação, em Moçambique, em Milevane, Nauela, na alta Zambézia, entre Alto Molocué e Gurúè, pertencente à então única Diocese de Quelimane, território hoje dividido com a Diocese de Gurúè.

Segundo o seu currículo, ao regressar a Portugal reinseriu-se na comunidade do Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, prosseguindo os estudos teológicos no Instituto Superior de Estudos Teológicos e na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portugal. Foi aí que obteve o grau de Bacharelato de Teologia.

Nomeado Bispo Auxiliar do Algarve, no dia 30 de Junho de 2000, pelo Papa João Paulo II

No dia 12 de Junho de 1977, em Coimbra, foi ordenado presbítero pelo bispo da Diocese, Dom João Alves, na abertura, em Portugal, da celebração do primeiro centenário da sua Congregação. Depois de vários percursos eclesiásticos, nomeadamente em Madagáscar, acabou por ser nomeado a 30 de Junho do ano de 2000, Bispo Auxiliar do Algarve, pelo Papa João Paulo II. Já no dia 27 de Junho de 2004 tomou posse como Bispo da Diocese do Algarve. O documento a que o ‘Litoralgarve’ teve acesso, refere, ainda, que Dom Manuel Neto Quintas é o 33º. bispo do Algarve desde a transferência, no século XVI, da sede episcopal da cidade de Silves para Faro.