Bandeira Azul hasteada nas praias de Lagos

Lagos tem a Bandeira Azul hasteada nas suas praias. A cerimónia decorreu na Praia do Porto de Mós e contou com a presença das entidades envolvidas no processo, reconhecendo a qualidade das praias do concelho.

Símbolo de qualidade ambiental, as praias da Meia Praia, Porto de Mós, Batata e Luz têm agora hasteada a Bandeira Azul, assim como a Bandeira Praia Acessível, galardão que confirma a existência de condições para que os utentes com mobilidade condicionada possam, também eles, desfrutar destas zonas balneares. Estacionamento reservado, acesso pedonal, passadeiras no areal e sanitários adaptados são os principais requisitos exigidos.

As praias da Luz, Porto de Mós, e Meia Praia foram também galardoadas com a qualidade “Ouro”, galardão atribuído pela QUERCUS que distingue as zonas balneares, que nos últimos cinco anos tiveram classificação “Excelente” ao nível da qualidade da água.

Este ano, e pela primeira vez, estas quatro praias do concelho veem hasteada a bandeira “Quality Coast”, um galardão apoiado pela Comissão Europeia e que é considerado o maior programa de certificação internacional independente para destinos turisticamente sustentáveis, desafiando a promover a gestão responsável do destino de forma contínua e sustentada com o objetivo de estimular o setor turístico a implementar práticas ambientais líderes.

A cerimónia contou com a presença dos membros do executivo da Câmara Municipal de Lagos, presidentes das juntas de freguesia, Capitão do Porto de Lagos/Autoridade Marítima, nadadores-salvadores e a Agência Portuguesa do Ambiente ARH Algarve, entidade que faz a verificação dos critérios de qualidade para atribuição do galardão.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias, fluviais e costeiras, que cumpram um conjunto de critérios como: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços. Ao longo de todo o ano, nas escolas do concelho, foram realizadas diversas atividades de sensibilização ambiental e de promoção de vida saudável, que irão continuar a decorrer nos meses de verão nas praias do concelho, no âmbito da campanha “Lagos na Onda do Verão”, aproveitando também o tema deste ano do programa Bandeira Azul “O Mar precisa de Líderes! A tua praia é a tua causa!”, que alerta para a necessidade de mudança de comportamentos através de diversas campanhas: contra o desperdício; pela redução da utilização de plástico; pela urgência de proteger os ecossistemas marinhos, as dunas e a praia, como espaço público.